Você Está
Início > Notícias > Cidade > “Feminicídio” é tema de palestra em Rosário do Sul

“Feminicídio” é tema de palestra em Rosário do Sul

Nesta terça-feira (24), no plenário Amaro Gomes Souto da Câmara de Vereadores, aconteceu uma palestra sobre feminicídio, com a médica Stela Meneghel. O encontro foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher de Rosário do Sul.

Stela iniciou o encontro apresentando um breve histórico sobre feminicídio. Elencou, ainda, os casos mais expressivos como o assassinato da socialite Ângela Diniz, em 1976. Logo após, falou sobre a importância do feminismo e contextualizou com momentos históricos do movimento. A médica também apresentou dados e estatísticas recolhidas em pesquisas realizadas em todas as regiões do Rio Grande do Sul e estados do Brasil.

Evento aconteceu no plenário Amaro Gomes Souto

Em entrevista à Gazeta, Stela afirma que uma das alternativas para diminuir a violência é a formação de grupos de mulheres. Ela acredita que os encontros podem ser uma estratégia de fortalecimento. “Muitas vezes, elas descobrem soluções para os seus problemas que, em alguns casos, não conseguiriam sozinhas porque estão tomadas de tristeza e não veem perspectiva”, salienta. Além disso, segundo ela, os grupos são estratégias de baixo custo. “Basta psicólogo, assistente social, enfermeira, enfim, profissionais da saúde e sociais. Os grupos são muito promotores de saúde, bem estar e melhoria para a vida delas. Não só para questões de violência, mas também outras questões do dia a dia das mulheres”, finalizou.

Stela é médica, sanitarista e professora na UFRGS

Stela é médica, sanitarista e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além disso, trabalha no bacharelado de saúde coletiva na universidade. Há mais de 20 anos realiza estudos sobre as diferentes formas de violência contra mulher e considera de suma importância à propagação dos conhecimentos adquiridos. “Eu considero uma obrigação nossa difundir esses dados de pesquisa e levar às comunidades, aos grupos. Então sempre que minha agenda me permite eu realizo as palestras com esse teor. Considero um dever de cidadania falar sobre isso”, ressaltou.

Leia mais notícias da editoria Cidade
Violência contra mulher e desigualdade de gênero é tema de palestra em Rosário do Sul

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top