Você Está
Início > Notícias > Geral > Fepam emite licença para linha de transmissão na região de Rosário do Sul

Fepam emite licença para linha de transmissão na região de Rosário do Sul

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu licença ambiental que viabiliza a implantação de linha de transmissão de energia do Lote A da Eletrosul Centrais Elétricas em Rosário do Sul. As linhas de transmissão que integram o Lote A vão permitir um reforço no sistema elétrico do Estado, interligando e aumentando a capacidade do Sistema Integrado Nacional.

O objetivo dos técnicos da Fepam é preservar e reduzir as alternativas tecnológicas construtivas no sentido de evitar ao máximo as intervenções em vegetações nativas, populações de espécies ameaçadas da flora e da fauna, e, ainda, proteger os recursos hídricos e processos erosivos nas áreas de interferência do empreendimento.

As tecnologias aplicadas para implantação das Linhas de Transmissão vão possibilitar o manejo seletivo na faixa de servidão, considerando a altura mínima de 12 metros dos cabos em relação ao solo, ou seja, vegetação nativa e cultivos de porte baixo serão possíveis ao longo da faixa de servidão.

A Licença Prévia contempla o grupo Depressão Central, que conecta a Subestação Santana do Livramento 3 à Subestação Santa Maria 3, em uma extensão de 225 quilômetros. O segmento licenciado abrange, além de Rosário, outros quatro municípios – Santana do Livramento, São Gabriel, Dilermando de Aguiar e Santa Maria – e vai contar com a instalação de 494 estruturas.

Essa etapa do licenciamento determina a viabilidade do empreendimento, não permitindo ainda interferências na área. Além da região da Depressão Central, o Lote A é formado por outros quatro empreendimentos, denominados grupos Litoral, Metropolitana e Campanha, os quais já obtiveram as Licenças Prévias e estão em fase de análise quanto à emissão das Licenças de Instalação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top