Você Está
Início > Notícias > Cidade > Feriado com enchente na Praia das Areias Brancas

Feriado com enchente na Praia das Areias Brancas

Quem passou pela Praia das Areias Brancas na sexta-feira (14) se deparou com a enchente que impedia o acesso ao local. O nível d’água deixou submersas as areias da praia, além de invadir o camping e partes da Avenida Adil Bentes (Beira-Rio). Apesar do aumento considerável dos níveis dos rios, nenhum caso de desabrigados foi registrado pela Defesa Civil. Já na segunda-feira (17) o nível já havia baixado.

A cheia é resultado das chuvas do penúltimo final de semana. Os rios Santa Maria e Ibicuí da Armada têm as nascentes em Dom Pedrito e Livramento, respectivamente. Em ambos os municípios os índices de chuva foram próximos aos 200 milímetros.

Em Dom Pedrito, segundo a Rádio Upacaraí, o acúmulo de chuva na cidade foi de 132 milímetros. No interior, o índice foi superior aos 200 milímetros. Famílias precisaram ser retiradas de suas casas.

Em Santana do Livramento, segundo a estação meteorológica da RCC FM e Jornal A Platéia, a chuva acumulada chegou aos 234 milímetros. Famílias também ficaram desabrigadas.

Já em Rosário do Sul, as chuvas entre os dias oito e dez de atingiram 72,6 milímetros, como aponta o Clima Rosul.

Foto: Renato Moraes/Gazeta de Rosário

Níveis de água já começaram a baixar

Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) – que possui uma estação hidrológica na ponte do Rio Ibicuí, o nível do rio era de 4,93 milímetros no domingo (16). Na segunda-feira (17) já havia baixado para 4,49 milímetros.

Já no rio Santa Maria – medido com régua abaixo da ponte Marechal José de Abreu, o nível chegou aos 5,80 milímetros no final de semana.  Na segunda pela manhã, os índices marcavam 5,10 milímetros.

Enchente provocou mudanças na programação do final de semana

O 2º Concurso de Pandorgas e o Torneio Sul Brasileiro de Futevôlei, realizados durante o final de semana, tiveram o local alterado em função dos níveis da água. O festival foi realocado para o final da Beira-Rio e o torneio para a Associação Atlético Banco do Brasil (AABB).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top