Você Está
Início > Notícias > Fernando Pigatto é reeleito presidente do Conselho Nacional de Saúde

Fernando Pigatto é reeleito presidente do Conselho Nacional de Saúde

O atual presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, foi reeleito para comandar a entidade pelos próximos três anos.

A eleição ocorreu em dezembro, dia 16, em reunião em formato híbrido, realizada em Brasília. Pigatto, 50 anos, é casado com Marla Salin Pigatto e pai de Cassiano e Vitor. Nascido em Júlio de Castilhos e residente em Rosário do Sul, é conselheiro nacional desde 2014, representante da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam). Foi eleito presidente do CNS em 2018 e agora, em 2021.

Leia mais notícias da editoria de Política

Eleito com 40 votos favoráveis, com apenas duas abstenções entre os conselheiros e conselheiras, o líder político-social é formado em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Iniciou sua atuação na década de 1980, em grupos de jovens da Pastoral da Juventude e Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) da Igreja Católica. Nas décadas seguintes assumiu direção e participou de movimentos estudantis, da Agricultura Familiar e comunitário, sendo presidente da Associação de Moradores do Bairro Primavera e Secretário Geral da União de Vilas e Bairros (UVB) de Rosário do Sul.

Como dirigente estadual no Rio Grande do Sul, passou por diversas funções e atualmente é presidente da Federação Gaúcha das Uniões de Associações de Moradores e Entidades Comunitárias (FEGAMEC). Como dirigente nacional, Pigatto foi Diretor de Planejamento, Secretário Geral e atualmente é Diretor de Saúde da Conam.

No CNS, Pigatto foi coordenador da Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde. O Conselho é uma instância do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua missão é fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público.

Foto em destaque: Ascom CNS/Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top