Você Está
Início > Notícias > Cidade > Festa de Nossa Senhora dos Navegantes teve a presença do novo Bispo

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes teve a presença do novo Bispo

Uma grande multidão de fiéis com cartazes, bandeiras e velas luminosas prestigiou a 37ª festa de Nossa Senhora de Navegantes, no sábado (2), em Rosário do Sul. A festividade contou com a presença de Dom Cleonir Dalbosco, novo Bispo da Diocese de Bagé, que fez sua primeira visita oficial ao município após sua posse como bispo ocorrida em dezembro de 2018.

A celebração de Navegantes, coordenada pela comunidade do mesmo nome, no bairro Progresso e pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário, teve ainda a presença dos padres Roberto Figueroa e Juberto Nunes, além de representantes das demais comunidades católicas e fiéis de toda a cidade.

Após acolhida na beira da Praia, fiéis acompanham imagem de Nossa Senhora dos Navegantes (Foto: Renato Moraes / Gazeta de Rosário)

Com o pôr-do-sol ao fundo, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes chegou a Praia das Areias Brancas, onde era esperada pelos fieis, com fogos de artifícios, rezas e cânticos. A procissão luminosa seguiu para a capela do Bairro Progresso onde foi feita uma missa campal, último ato da celebração que marcou os 37 anos da festa de Navegantes. Em frente à Capela no bairro Progresso, foram realizadas apresentações bíblicas.

Antes da procissão fluvial, o Bispo Dom Cleonir foi entrevistado pela Gazeta de Rosário e falou sobre a festa.  “Estou muito feliz por estar pela primeira vez aqui em Rosário do Sul e em um evento tão importante na festa de Navegantes. (…) Ao chegar aqui em Rosário me sinto muito feliz, muito bem acolhido pelo povo hospitaleiro”, destacou.

Dom Cleonir, novo Bispo da Diocese, junto a imagem de Navegantes (Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário)

O novo líder, que é da Ordem Franciscana e atuou como coordenador provincial da Ordem dos Freis Capuchinhos que atuam no Brasil e Haiti, disse que está animado e fortalecido, para realizar um bom trabalho na região da Diocese que possui 18 paróquias e mais de 30 padres em 12 municípios. “Sabemos que nem sempre a missão que Deus nos confia é simples e fácil, mas estou assim muito convicto de que junto com o clero, com os padres e com as lideranças vou fazer um bonito, um bom trabalho aqui na Diocese”, comentou o bispo.

Além disso, Dom Cleonir falou sobre os projetos futuros. “Um deles é reabrir o seminário que precisamos acolher os jovens vocacionados para serem os futuros padres de nossa diocese. Juntos também estamos trabalhando, preparando o ambiente para os padres idosos, doentes, que precisam de um ambiente, um lugar, com sintonia com todos os padres e lideranças”, disse.

Por fim, Dom Cleonir deixou uma mensagem de fé e esperança aos rosarienses. “Quero dizer ao povo desta paróquia e nossas comunidades que é importante fortalecer nossa fé, não desanimar, ter esperança. (…) Se nós juntos construímos o presente,  teremos com certeza um futuro bem melhor para nós e para os jovens, as crianças que estão chegando”, concluiu.

Fiéis aguardaram a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes na Praia (Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário)

A missa campal em celebração à Nossa Senhora dos Navegantes foi realizada entre os padres Roberto e Juberto, juntamente com o Bispo Dom Cleonir.

Foto destaque: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top