Você Está
Início > Notícias > Cidade > Força do vento derrubou parede de prédio no centro de Rosário do Sul

Força do vento derrubou parede de prédio no centro de Rosário do Sul

A força do vento no temporal que atingiu Rosário do Sul na madrugada de quinta-feira (19) provocou diversos danos em imóveis no município. Os principais deles foram destelhamentos – houve cerca de 350 casas destelhadas -, além de quedas de árvores sobre vias e residências. Um dos casos que mais chamou atenção, no entanto, ganhando repercussão estadual, foi o prejuízo causado na loja da Quero Quero, no centro da cidade. Uma enorme parede, da fachada da empresa, desabou por completo, espalhando-se pela calçada e pela rua General Canabarro – uma das principais vias de Rosário – além de levar consigo um poste de energia elétrica.

O desabamento aconteceu logo no início da tempestade, por volta das 2h, e não havia pedestres passando no local no momento – ou funcionários dentro do estabelecimento. Assim, ninguém ficou ferido, mas a empresa ainda calcula o prejuízo.

Em entrevista à Gazeta, o gerente Júlio Alves disse que no momento ainda é difícil entender o que aconteceu, e que isso só será possível após análise do engenheiro da empresa e do Corpo de Bombeiros. Todavia, ele salienta que o prédio possuía uma estrutura antiga e isso pode ter contribuído para o tombamento.

Foto: Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário

Segundo ele, os colaboradores da rede estão trabalhando na recuperação do local e a empresa está fornecendo profissionais para reestruturar o prédio, bem como para fazer a limpeza da loja e da via. Após, será decidido se a Quero Quero reforma e permanece no imóvel, ou se precisará mudar seu local de atendimento, a partir do relatório de engenharia. “O objetivo é estar na ativa de novo assim que possível. No momento, as vendas seguem em nossa outra loja, já que o depósito não foi afetado”, declarou Alves, referindo-se à unidade que fica localizada a uma quadra de distância do prédio atingido, também na Rua Gal. Canabarro.

A gerência ainda teme que saques possam ter acontecido, já que os produtos ficaram totalmente expostos após a queda da parede, mas disse que não há como confirmar isso no momento. Os danos causados nos equipamentos também não foram contabilizados, mas Alves acredita que, se aconteceram, foram poucos.

Outros danos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também trabalhou no atendimento aos danos causados pelo temporal no Estado. Segundo o órgão, nove rodovias foram bloqueadas ou parcialmente interrompidas devido a quedas de árvores. Entre elas estava a BR-290, em Rosário do Sul, nos km 485 e 490, que teve interrupção parcial por queda de árvore. Pelo menos sete das vias já haviam sido liberadas na tarde de quinta-feira.

O Corpo de Bombeiros igualmente presta serviços para auxiliar e prevenir mais danos. O órgão do município fez, na manhã de sexta-feira (20), pelo menos três cortes de árvores com risco de desabamento em cima de residências, e seguiu no trabalho de desobstrução de pistas durante o fim de semana, além da ajuda para restabelecer o abastecimento de água nos bairros.

Reportagem: Caroline Motta e Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário
Fotos: Julio Lemos e Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top