Você Está
Início > Notícias > Destaque > Força Tarefa prende dupla e recupera animais furtados em Rosário do Sul

Força Tarefa prende dupla e recupera animais furtados em Rosário do Sul

A Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato da Polícia Civil, com o apoio da Inspetoria Veterinária e da Patrulha Rural da Brigada Militar de Rosário do Sul, prenderam nesta quinta-feira (24), duas pessoas por abigeato. Um homem de 37 anos e uma mulher de 33 anos foram presos, e 19 animais bovinos foram apreendidos. Dois destes teriam sido furtados em uma propriedade no interior da região do Campo Seco, ainda neste ano.

A equipe, coordenada pelo delegado Cristiano Ritta, foi ao local, em campos de eucalipto próximos da ponte do Rio Ibicuí da Armada, ao amanhecer. Eles averiguavam denúncia de que um homem e uma mulher estariam escondendo gado oriundo de abigeato no mato. No local os criminosos foram identificados.

A propriedade possuía lotação de 114 animais bovinos junto à Inspetoria Veterinária, porém os policiais encontraram 135 animais no local. Após todos terem sido inspecionados, em dois dos animais foram identificadas marcas de um produtor rural de Rosário do Sul que recentemente foi vítima de abigeato neste ano. Os bovinos foram reconhecidos e restituídos para a vítima, de 61 anos, que compareceu ao local.

Os outros 17 animais foram apreendidos por estarem com marcas borradas, sobrepostas e orelhas cortadas, o que segundo o inspetor Patrício Antunes, integrante da Força Tarefa, é uma prática com comum dos abigeatários. As ações seriam efetuadas especialmente no chamado “Triângulo do Abigeato”, que é composto de partes do interior de Rosário, Cacequi e São Gabriel.

A dupla presa foi apresentada na Delegacia de Polícia de Rosário do Sul, onde foi registrado o flagrante por receptação e abigeato, pelo delegado Fabio Miguez, titular da DP. Ambos foram recolhidos ao Presídio Estadual de Rosário do Sul. Conforme o delegado Ritta, o esposo da mulher flagrada nesta ação também está preso, desde o sábado passado, igualmente por crime de abigeato.

Abigeatário preso pela segunda vez em menos de cinco dias

O homem preso na ação da última quinta-feira (24), havia sido preso cinco dias antes, pela Patrulha Rural da Brigada Militar, por crime de abigeato. Ele foi flagrado junto ao esposo da mulher que também foi presa na ação da Força Tarefa nesta semana. Um menor estava presente nesta primeira ação.

Eles estariam carneando um animal furtado de uma fazenda no Campo Seco. O flagrante aconteceu no imóvel do esposo da acusada desta quinta-feira, após denúncia anônima. O trio recebeu voz de prisão em flagrante por abigeato. Os dois maiores, o homem de 37 anos e o proprietário do imóvel, de 36, foram recolhidos ao presídio. Este último permaneceu encarcerado, mas o primeiro foi solto o início da semana – retornando à casa prisional na quinta-feira. Já o menor foi liberado e entregue ao seu responsável.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: Força Tarefa / Polícia Civil / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top