Você Está
Início > Notícias > Destaque > Força Tarefa prende membros de quadrilha de abigeatários

Força Tarefa prende membros de quadrilha de abigeatários

Líderes de uma quadrilha de abigeatários que atuavam em todo o Rio Grande do Sul foram presos na madrugada da última quarta-feira (07) por integrantes da Força Tarefa (FT) de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato, que tem sede em Rosário do Sul.

Os policiais, coordenados pelo delegado Adriano Linhares, efetuaram diligência na cidade de Restinga Seca, região central do RS, surpreendendo os abigeatários quando eles invadiram uma propriedade rural e furtavam 31 animais bovinos. “A quadrilha estava sendo investigada há alguns meses, e tem como modo operante invadir propriedades, embarcar animais e levá-los imediatamente para serem abatidos”, explicou o delegado Linhares. Conforme o coordenador da FT, o abatimento dos animais furtados iria impossibilitar a recuperação dos mesmos por parte das vítimas. O prejuízo ao produtor rural de Restinga Seca, “não fosse a atuação da Polícia Civil, seria de aproximadamente R$ 70 mil”, revelou o delegado.

Todos os animais foram recuperados e restituídos ao dono. Eles já estavam no interior de um caminhão boiadeiro que foi apreendido juntamente com uma caminhoneta utilizada como batedor pela quadrilha. Três foram presos na ação que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual em Novos Cabrais. Dois outros membros da organização criminosa conseguiram fugir.

Um caminhão boiadeiro foi apreendido junto com outro veículo batedor. Foto: Força Tarefa/Polícia Civil/Divulgação

Ainda conforme a FT, a quadrilha desmantelada em Restinga Seca é suspeita de ter atacado uma propriedade rural localizada no 2º Distrito de Rosário do Sul, de onde tentou furtar bovinos. O caso teria ocorrido na madrugada de 14 de julho deste ano, no Jeriquá, às margens do km 462 da BR-290, quase confluência com o trevo da faixa nova, na BR-158, que dá acesso a Santa Maria. Na ocasião, o caminhão com placas do Paraná atolou e os abigeatários desembarcaram o gado roubado. Somente um animal permaneceu no interior da carroceria e após o caminhão boiadeiro foi incendiado com o animal, que foi carbonizado.

Em cidades da região de Bagé, Força Tarefa apreendeu carne imprópria para o consumo. Foto: Força Tarefa/Polícia Civil/Divulgação

MAIS PRISÕES – Além da ação em Restinga, a Força Tarefa cumpriu na quinta-feira (08), em Candiota e Pinheiro Machado, vários mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais e residências de investigados por receptação e furto abigeato. Dois homens foram presos por posse de arma de fogo e por possuírem em seus estabelecimentos carne sem procedência e imprópria para consumo humano. Ao todo foram apreendidas três armas de fogo, munições e aproximadamente 500kg de carne. A ação denominada Consumo Seguro contou com o apoio de policiais civis da 9ª Região Policial e também foi coordenada pelo delegado Linhares.

NÚMEROS – Desde sua efetivação em Rosário do Sul, em meados de agosto deste ano, a Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato já obteve os seguintes resultados:

– 27 pessoas presas;

– 16 armas de fogo apreendidas;

-4,5 toneladas de carne sem procedência apreendidas;

– 650 animais apreendidos;

– 3 mil animais resenhados (fiscalizados).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top