Você Está
Início > Notícias > Destaque > Força Tarefa recupera animais furtados em Rosário do Sul durante a Operação Campo Seguro

Força Tarefa recupera animais furtados em Rosário do Sul durante a Operação Campo Seguro

A Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e ao Abigeato, com apoio da Brigada Militar e da Vigilância Sanitária, realizou entre os dias 30 e 31 de agosto a operação Campo Seguro, que visa desarticular três quadrilhas de abigeato e uma de assaltos a propriedades rurais. As ações foram coordenadas pelos delegados Cristiano Ribeiro Ritta e André de Matos Menezes em Pelotas, Rosário do Sul, Pinheiro Machado e Dom Pedrito. Quatro animais frutos de abigeato foram recuperados, três pessoas foram presas e seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Foto: Força Tarefa / Polícia Civil / Divulgação

Os animais furtados foram encontrados em Rosário do Sul e restituídos ao proprietário, de 61 anos. A operação ocorreu na madrugada de quarta-feira (30), em uma propriedade no prolongamento da Avenida Flores da Cunha, próximo ao Rio Ibicuí da Armada. A investigação é desdobramento de outras ações da força tarefa que levaram à prisão de três suspeitos de abigeato, um casal, ele de 36 anos e ela de 33, e um homem de 37 anos.

Já na quinta-feira (31), pela manhã, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Dom Pedrito, em residências e em estabelecimentos comerciais. Um homem foi autuado em flagrante por crime contra o consumidor por vender carne considerada imprópria para o consumo humano. Além disso, haveria carne sem procedência no estabelecimento, que já havia sido autuado em outra ocasião, segundo informações do Portal Qwerty. No total, foram recolhidos cerca de 160 kg de carne. As buscas foram realizadas pela Polícia Civil, Vigilância Sanitária Municipal e pela Inspetoria Veterinária.

Já em Pinheiro Machado, um suspeito de integrar uma quadrilha de assaltos a propriedades rurais estava sendo procurado, mas foi encontrado em Pelotas. Ele foi preso temporariamente. Também em Pelotas foram cumpridas duas prisões preventivas, decretadas pela comarca de Caçapava do Sul, contra suspeitos de realizarem diversos furtos de gado na forma de carneada em terras caçapavenses.

Foto: Força Tarefa / Polícia Civil / Divulgação

Entenda o caso

Há dias a Força Tarefa, em conjunto com a Brigada Militar e a Vigilância Sanitária, vêm atuando em Rosário do Sul em torno de uma série de crimes que envolvem pelo menos três suspeitos, que já estão recolhidos ao Presídio Estadual do município.

A primeira ação ocorreu no dia 19 de agosto, quando a Patrulha Rural da BM foi até uma propriedade – a mesma onde os quatro animais furtados foram recuperado no dia 30 – e flagrou dois homens, de 37 e 36 anos, com um menor de 16 anos carneando um bovino sem procedência. Naquela mesma data um animal havia sido furtado de propriedade particular no Campo Seco. A carne foi apreendida, o menor entregue a um responsável e os dois homens recolhidos ao Presídio.

Na semana seguinte, um deles conseguiu liberdade e seguia lidando com gado na propriedade junto com a mulher de 33 anos, esposa do homem que permaneceu preso. No dia 24, os agentes voltaram ao local e encontraram 19 animais que seriam oriundos de abigeato. Dois deles foram reconhecidos e restituídos à vítima, de 61 anos, com propriedade no Campo Seco.

Na ocasião, a mulher e o homem foram recolhidos ao Presídio. Os delegados Ritta e Menezes representaram novamente contra os três envolvidos na Operação Campo Seguro.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: Divulgação / Polícia Civil / Força Tarefa

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top