Você Está
Início > Notícias > Cidade > Fortes chuvas causam enchente em Rosário do Sul e região

Fortes chuvas causam enchente em Rosário do Sul e região

Após quatro tempestades e um índice de chuva acima da média, os rios que banham Rosário do Sul e cidades da região aumentaram suas vazões ocasionando enchente. Até o final da manhã desta quinta-feira (31) o Rio Santa Maria estava com volume de 5 metros e 48 centímetros, às 9h30 da manhã, com vazão média de 1.370 metros cúbicos por segundo.  Até o início desta tarde não havia desabrigados.

As águas já cobriam o camping e Praia das Areias Brancas, além de parte da avenida Adil Bentes. O volume expressivo de chuva após os temporais da noite de sábado (26) para madrugada de domingo (27), noite de domingo, terça e quarta-feira causaram um volume de 302 mm de chuva em Rosário. Somente entre quarta-feira (30) e madrugada de quinta-feira (31), choveu 97 mm em Rosário.  Já em Dom Pedrito e Santana do Livramento, nas nascentes dos rios Santa Maria e Ibicuí da Armada, a chuva também foi muito forte e já há enchente em Dom Pedrito.

Conforme a última medição feita pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta quinta-feira (31), o Rio Santa Maria já estava fora de seu leito normal com 5 metros e 48 centímetros. Já pelo site da Agência Nacional das Águas (ANA), através do HidroWeb nesta quinta-feira o Santa Maria estava com vazão de água em 1.370 metros cúbicos por segundo às 11h30.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Já o Rio Ibicuí da Armada, na altura do Passo dos Farrapos, no 5º Distrito de Rosário do Sul, conforme a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA/RS), estava, no início da tarde desta quinta-feira (31), com 7 metros e 30 cm. Já o rio Santa Maria em Dom Pedrito, também conforme a SEMA, estava no início da tarde com 9 metros e 33cm.

Segundo o Chefe da Defesa Civil de Rosário, Iran Najar, até o início da tarde desta quinta não haviam desabrigados em Rosário do Sul, mas existia a possibilidade do auxílio da retirada de utensílios de famílias da região da areeira do Bairro Progresso, zona leste. Quanto aos moradores do bairro Carmelo a situação ainda não era de retirada.

O 4º Regimento de Carros de Combate (4ºRCC) está em contato permanente com a Defesa Civil para apoiar possível retirada de famílias que venham a ser atingidas pela água. A coordenação será através da Defesa Civil com o apoio do Regimento. Militares e viaturas estão de sobreaviso para os próximos dias.

Na quarta-feira (30), a mesma SEMA/RS  emitiu pelo Twitter nota de aviso hidrometeorolígico de aumento dos níveis dos rios nas bacias hidrológicas de Quaraí, Santa Maria, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Negro, Mirim-São Gonçalo, Camaquã, Baixo Jacuí e Pardo.

Com os últimos índices de chuva, Rosário já acumula, somente em outubro, o total de 656,5mm, com o total de 2.599,5mm em todo o ano de 2019.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top