Você Está
Início > Notícias > Cidade > Forte onda de frio deve atingir o Sul do país neste final de semana

Forte onda de frio deve atingir o Sul do país neste final de semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou a chegada de uma nova frente fria sobre o Sul do país. O evento meteorológico irá provocar chuvas e também a segunda onda de frio do ano. Além disso, o INMET prevê para o domingo (20) a primeira geada na Fronteira Oeste junto ao Uruguai, que inclui Rosário do Sul.

A partir desta sexta-feira (18) o processo de formação de uma nova frente fria sobre o Sul do Brasil provocará condições de tempo adversas. Os três estados da região devem ser atingidos, onde pode chover forte. A partir deste sábado (19) esse sistema avançará pelo Sudeste, Centro-oeste e atingirá o Norte do País.

Leia mais notícias da editoria Geral

Também nesta sexta-feira (18), o INMET emitiu alerta de geada para a madrugada e parte da manhã de domingo (20) na região de Rosário do Sul. Conforme o aviso, o início será a meia noite e o final às 9h de domingo. O grau de severidade é de “Perigo Potencial”, ou seja, grau amarelo, o terceiro de uma série de quatro níveis.

Segundo o órgão, o único risco potencial é de leve perda de plantações. A temperatura mínima poderá ser de até 3°C. Além de Rosário, o risco de geada vai desde Bagé e Aceguá, passando por Dom Pedrito, Santana do Livramento, Quaraí, Barra do Quaraí, Alegrete e Uruguaiana.

Leia mais notícias da editoria Cidade

A queda significativa da temperatura deve atingir todo o Centro-sul do país a partir do sábado. A massa de ar frio atuará até segunda-feira (21), ainda com condições para formação de geada no Sul do país, na Serra da Mantiqueira e Vale do Ribeira – ambos em São Paulo e no sul de Minas Gerais.

Conforme o INMET, outro destaque é a intensificação dos ventos nas regiões Sul e Sudeste do país no decorrer do final de semana. Isso deve ocorrer devido à influência de um ciclone extratropical que estará sobre o Oceano Atlântico. No domingo, as rajadas de vento poderão variar entre 70 e 90 km/h no litoral dessas regiões, onde eventualmente em alguns pontos poderá atingir os 100 km/h.

Foto: Reprodução / INMET

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top