Você Está
Início > Notícias > Cidade > Governo do Estado abre duas turmas do EJA

Governo do Estado abre duas turmas do EJA

A manifestação do CPERS Sindicato junto a professores e servidores das duas escolas de Rosário do Sul, realizado na semana passada, obteve resultado. Em reunião de diretores com a 19ª CRE de Santana do Livramento, ocorrida na tarde desta quarta-feira (7), houve a liberação de uma turma de T1 na Escola Nossa Senhora do Rosário, para o ensino fundamental, e outra de T7, que equivale ao primeiro ano do ensino médio, na Escola Bartelle.

Professores e servidores de escolas estaduais de Rosário do Sul, acompanhados de lideranças do CPERS Sindicato, através do 23º Núcleo, realizaram no dia 1º de abril uma carreata em protesto contra a decisão do governador Eduardo Leite (PSDB) de fechar turmas iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e demitir servidores de escolas estaduais, além de remanejar outros.

Conforme o CPERS, o fechamento das turmas acarretaria na extinção da EJA em escolas estaduais, medida que já vem sendo aplicada pelo Estado. Em Rosário do Sul as únicas duas escolas estaduais que contam com a EJA, Bartelle e Nossa Senhora do Rosário, tiveram demissão de servidores e também fechamento de turmas iniciais tanto no ensino fundamental como no médio. Com cartazes e bandeiras, o grupo saiu em carreata pelas ruas da cidade a fim de alertar a população sobre as medidas.

Até o ano passado, Rosário do Sul possuía três escolas com a EJA, no ensino fundamental no Marçal Pacheco e Nossa Senhora do Rosário e para o ensino médio no Padre Ângelo Bartelle. O governo Leite extinguiu a EJA do Marçal e parte dos alunos foi realocada no Nossa Senhora do Rosário.

Neste ano, do Nossa Senhora do Rosário, por determinação do Estado, foram extintas as turmas de Alfabetização 1 e 2, que equivalem ao terceiro e quarto ano do ensino fundamental. Uma parte dos alunos foi remanejado para a Alfabetização 3. A escola perdeu as turmas de ingresso para quem quer reiniciar os estudos ficando só com as turmas 3, 4, 5 e 6. Os estudos na modalidade remota ocorrem pelo turno da noite.

No Padre Ângelo Bartelle a situação é parecida. Única a proporcionar a conclusão do ensino médio na modalidade EJA, o educandário possuía 9 turmas. Conforme a diretora Cristiane Soares, foram fechadas 3 turmas da totalidade 7 (correspondente ao ano inicial do ensino médio), duas turmas de totalidade 8 (segundo ano) ficando agora apenas uma turma e fechada uma turma da totalidade 9, correspondente ao terceiro ano do ensino médio.

Reportagem e fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top