Você Está
Início > Notícias > Destaque > Governo suspende aulas da rede estadual a partir da quinta-feira devido ao Coronavírus

Governo suspende aulas da rede estadual a partir da quinta-feira devido ao Coronavírus

O governador Eduardo Leite anunciou, na manhã desta segunda-feira (16), novas medidas para conter a propagação do coronavírus no Rio Grande do Sul, que serão reunidas e publicadas em um novo decreto. Entre as ações tomadas está a suspensão das aulas da rede estadual a partir da quinta-feira (19/3) pelo período de duas semanas, prorrogáveis em caso de necessidade. A recomendação é para que a rede privada e os municípios tomem a mesma estratégia de forma a evitar aglomerações.

Outras medidas adotadas pelo governo envolvem a suspensão de eventos do governo do Estado com mais de cem pessoas e a recomendação para que outros eventos com esse porte sejam adiados ou cancelados em todo o Estado; a determinação de teletrabralho para servidores públicos estaduais com mais de 60 anos, grávidas ou com doenças crônicas, com algumas exceções, como funcionários de saúde e segurança pública, e os chamamentos de servidores dessas áreas que estejam em férias ou licença conforme necessário.

Também foi adiado em 120 dias o recadastramento de servidores aposentados e pensionistas. Os servidores aposentados, pela maior idade, estão no grupo de risco e devem evitar exposições desnecessárias.

Nesta segunda-feira (16) e nos próximos dois dias, a rede estadual fará reuniões para se preparar para que essa suspensão ocorra com o mínimo transtorno possível aos alunos e aos pais e para programar como as escolas operarão durante a paralisação. O governo também ressalta que, neste período de duas semanas, os alunos receberão tarefas para serem feitas em casa e que, por enquanto, não está prevista a antecipação das férias.

Leia mais notícias da editoria Geral

Além disso, o governo do Estado fará reuniões com representantes municipais, do setor de transportes e da iniciativa privada para que sejam adotadas medidas em todas as instâncias de forma a evitar aglomerações e deslocamento simultâneo de muitas pessoas em ambientes públicos e/ou coletivos.

Em Rosário do Sul, a rede municipal de ensino ainda não havia uma posição oficial por parte da Administração Municipal. Alguns eventos previstos no município já anunciaram o cancelamento para evitar aglomerações, entre eles as atividades de aniversário da Escola Plácido de Castro. Já a escola de Ensino Médio Particular Tia Elis encaminhou comunicado de suspensão das atividades até o dia 20 de março, quando será feita uma atualização sobre eventuais novas orientações.

A Câmara de Vereadores, através de seu presidente Cristiano Rodrigues, informou nesta manhã de segunda-feira (16) que a Sessão Legislativa desta noite será sem a presença de público.

Na região, a Argentina decretou o fechamento das fronteiras por 15 dias. O Uruguay fez medida semelhante. Ao todo, 140 militares do Batalhão de Infantaria Mecanizada iniciaram na manhã desta segunda-feira (16) o patrulhamento da fronteira com o Brasil incluindo com postos móveis.

Atualização

Até o momento, o RS registrou 7 casos de Covid-19, sendo o mais recente em Caxias do Sul, que já possui dois casos. Em Campo Bom houve o primeiro diagnóstico enquanto que Porto Alegre registrava quatro casos. No Brasil o número ultrapassou 200. No mundo eram 168.019 com 6.610 mortes em 146 países. Em Rosário do Sul não registra nenhum caso de coronavírus, nem mesmo suspeitas, conforme o Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (HNCSA).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top