Você Está
Início > Notícias > Cidade > Grupo organiza 1ª Mostra de Educação em Rosário do Sul

Grupo organiza 1ª Mostra de Educação em Rosário do Sul

O eixo Rosário Melhor – Educação realizou uma reunião com representantes das escolas de Rosário do Sul para apresentar a 1ª Mostra de Educação. O encontro ocorreu no Centro Empresarial (CER) na quinta-feira (25). Este movimento pertence ao Fórum das Entidades.

Estavam presentes na reunião, apresentando a mostra, a advogada Cíntia Aprato, a doutora em microbiologia Cássia Nespolo e o casal de professores Paulo e Maria Lúcia Rosa. O eixo é composto por outros voluntários atuantes e conta com o apoio do CER e da Secretaria de Saúde.

Em conversas realizadas pelo grupo com educadores, foi constatado que uma das grandes dificuldades do ensino, no município, é a desmotivação dos alunos e desvalorização da educação. “Desses encontros foi se construindo ideias. Fomos juntando as informações e decidimos fazer um encontro pra reunir o pessoal e começar essa sementinha de incentivo e valorização da escola, dos professores e desses alunos” disse Cíntia. “Precisamos trabalhar com aqueles que, urgentemente, estão saindo do colégio e não sabem o que fazer da vida”, acrescentou a voluntária do grupo. Com isso, surgiu a 1ª Mostra de Educação. O público alvo são os anos finais dos ensinos fundamental e médio, visto que nesses anos há um índice expressivo de evasão escolar, conforme relatado durante a reunião com os professores.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Outro assunto destacado foi a importância da família envolvida no âmbito escolar, que será explorado durante a mostra. O grupo também apurou que Rosário do Sul possui muitas oportunidades na área da educação, mas há pouca procura pelos estudantes. Com o objetivo de divulgar as possibilidades de cursos oferecidos do município, o grupo pretende realizar a Mostra de Educação, que irá reunir todas as instituições de ensino da cidade na Praça Borges de Medeiros, no dia 16 de agosto a partir das 8h30.

“A expectativa é conseguir despertar nos alunos de nono ano o interesse num aperfeiçoamento profissional, chegar a uma universidade ou até fazer um ensino médio técnico. Já para alunos do ensino médio, que eles conheçam as oportunidades de estudo e aperfeiçoamento, como em idiomas e qualificação profissional, mas principalmente a universidade”, explicou Cássia, que confirmou a participação da Unipampa de São Gabriel no evento. A universidade irá disponibilizar alunos dos cursos de Gestão Ambiental, Biotecnologia, Engenharia Florestal e licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, além de cursos de pós-graduação. Os acadêmicos pretendem apresentar os cursos através de banner e conversações com os alunos participantes da Mostra.

Cíntia ressaltou que o evento também vai contar com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Além disso, destacou que interessados em participar do evento podem entrar em contato com Centro Empresarial, através do telefone 3231-1058 e solicitar mais informações.

Reunião aconteceu no Cento Empresarial

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top