Você Está
Início > Notícias > Cidade > Hospital de Rosário do Sul é listado entre instituições com capacidade para atender casos de coronavírus

Hospital de Rosário do Sul é listado entre instituições com capacidade para atender casos de coronavírus

No início desse mês de março, uma lista divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) ganhou repercussão, citando hospitais considerados referência em eventuais casos de coronavírus (Covid-19) no Rio Grande do Sul. Dentre eles estava o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HCNSA), em Rosário do Sul. Noticiada no dia 13 pelo Diário de Santa Maria, a relação voltou a ser comentada nessa quinta-feira (25) na RBS TV.

Em contato com a Gazeta, no entanto, o provedor do HCNSA, Agripino Azambuja, esclareceu que o termo referência é no sentido de qualidade da instituição, conforme ranking regional estabecido pela SES. “Rosário tem porte 2 para UTI geral e por isso pode, inclusive, receber pacientes com coronavírus, desde que tenha vaga”, afirmou. “Possuímos capacidade para atender nossa cidade, em caso de haver necessidade, mas não somos referência específica para o coronavírus”, completou.

Leia mais notícias sobre o Coronavírus

O provedor ressalta ainda que equipamentos foram solicitados ao Governo do Estado, mas que “em momento nenhum o hospital se candidatou a ser referência em coronavírus”. Segundo Agripino, a instituição deve receber três novos respiradores, porém não há perspectiva de data para a entrega. Atualmente, a instituição possui oito leitos de UTI em funcionamento – cinco deles com equipamento para respiração.

Na lista noticiada pelo D. de Santa Maria e pela RBS constam ainda hospitais dos municípios de Santiago e de São Gabriel. O documento, no entanto, não está disponível no site da SES e o telefone para contato com a Secretaria não foi atendido na tarde dessa quinta-feira. Por outro lado, o Ministério da Saúde disponibiliza uma lista de hospitais que serão referência no Brasil nos casos de coronavírus, onde cita o Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital de Clínicas de Porto Alegre e o Hospital Universitário de Canoas no RS.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top