Você Está
Início > Notícias > Cidade > [VÍDEO] Imagens de caminhão da prefeitura junto a entulhos viraliza nas redes sociais

[VÍDEO] Imagens de caminhão da prefeitura junto a entulhos viraliza nas redes sociais

Dois vídeos e uma foto de uma caçamba da Secretaria de Obras de Rosário do Sul junto a uma quantidade expressiva de lixo despejado em uma rua na zona norte do município viralizaram nas redes sociais.

Nas imagens (veja abaixo), o autor do vídeo afirma que o veículo da prefeitura está despejando entulhos junto ao local. Em uma parte da gravação, o material depositado aparece sendo queimado a céu aberto.

Foto: Reprodução / WhatsApp

As imagens foram publicadas na manhã desta quinta-feira (10). A reportagem da Gazeta apurou que elas teriam sido gravadas na terça-feira (8). O local onde o lixo está depositado é um prolongamento da Rua Alberto Pasqualini, já em área de vegetação, próximo aos bairros Vila Nova e Parque Ibicuí.

Em uma das filmagens, aparece apenas a caçamba e seu motorista, atravessada junto a um significativo número de entulhos. Na sequência, aparece parte do lixo sendo queimado a céu aberto. O material foi divulgado por Whatsapp e Facebook. Em uma das publicações, que possui dezenas de compartilhamentos e comentários, moradores cobram explicações da Administração Pública e lamentam o ocorrido.

Em contato com a Gazeta, o secretário municipal de Obras, José Abrelino Antunes, explicou que o material foi colocado no local de forma provisória para que a prefeitura pudesse fazer o conserto das vias. “Estava trancando as ruas onde trabalhávamos. Largamos ali para que fosse separado”, declarou Antunes, salientando que a separação do lixo é uma orientação de órgãos ambientais. Segundo ele, posteriormente o lixo será recolhido e destinado ao local correto. “Só foi largado lá porque não tínhamos onde levar e porque já havia lixo ali, que também teríamos de separar”, concluiu o secretário.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Antunes ainda explicou que o aterro municipal está interditado e não pode receber os detritos. Quanto à queima do lixo, que foi registrada em vídeo, ele afirma que não partiu da Secretaria de Obras e deve ter sido efetuada à noite.

O acúmulo de entulhos e lixo descartados em algumas regiões do município é tema constantemente retratado em reportagens da Gazeta de Rosário. Locais como o Lagoão dos Cachorros, a estrada que passa atrás do bairro Artidor Ortiz e a estrada do rio Ibicuí são alguns exemplos que sofrem com esse problema.

 

CONTRAPONTO – Em nota, a Prefeitura de Rosário do Sul, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que os resíduos de lixo não doméstico que se encontram espalhados nos bairros Parque Ibicuí e Vila Nova estão sendo depositados em um único local para que a própria Secretaria de Obras Urbanas consiga realizar a separação dos materiais e dar o destino correto para os mesmos. “Outrossim, informa que não está fazendo nenhum depósito indevido, como vem circulando nas redes sociais e que o processo está sendo executado desta maneira devido, lamentavelmente, ao grande volume de resíduos encontrados nestes bairros”, diz a nota. A publicação ainda solicita que não sejam colocados mais entulhos nos locais onde já foi realizado o recolhimento.

Imprensa visita lixão a céu aberto e fala com moradores

Profissionais da imprensa de Rosário do Sul visitaram o bairro Vila Nova e Parque Ibicuí para ver de perto a situação do lixão a céu aberto que se transformou o prolongamento da rua Alberto Pasqualine, na zona norte da cidade. Equipes da Gazeta de Rosário e da Rádio Marajá foram acompanhadas pela Brigada Militar e conversaram com moradores.

No local, existe um acumulado significativo de lixo misturado à vegetação que fica próximo de residências, obrigando cidadãos a conviverem com mau cheiro e queimadas. Um deles é José Luiz Winckler, que vive ao lado dos depósitos irregulares de lixo. Ele destaca que moradores da região e de outros bairros também descartam materiais no local, mas que percebe, principalmente, caminhões.

“Acho que vão limpar. Já faz bastante tempo, moro aqui há quatro anos”, explica o morador da Vila Nova. Winckler vive com a esposa e dois filhos. Ele relatou que os descartes tem provocado mau cheiro e muita fumaça. “Conforme vão colocando lixo, o pessoal vai queimando e isso prejudica”, completou.

Patrulha Ambiental registrou ocorrência sobre o aterro sanitário e autuou prefeitura

No mês passado, a Prefeitura de Rosário do Sul e a Secretaria de Obras foram autuadas pela fiscalização da Patrulha Ambiental da Brigada Militar. O registro foi encaminhado ao sistema de consultas integradas no dia 21 de setembro, mas teria ocorrido na manhã no dia 9 do mesmo mês. O fato se deu na região da Divisa, junto ao aterro do município. A ocorrência policial foi classificada como “Crime de poluição e outros crimes ambientais”.

Leia mais notícias da editoria Polícia

Conforme o registro, a Patrulha constatou que o local estava sendo usado indevidamente para destinação de material eletrônico, lixo doméstico e resíduos em geral. Segundo o boletim de ocorrência, “não há nenhum tipo de proteção no terreno à percolação do chorume, havendo indícios de poluição”.

Um homem que operava um trator no local informou que espalhava o material para aterrar e contou que catadores retiram alguns recicláveis depositados lá. Outra testemunha disse haver informações que o material é levado para o local sem monitoramento.

Na ocorrência, o secretário de Obras do município, José Abrelino Antunes, é apontado como responsável. Ele relata, conforme o registro, que soube que há resíduos oriundos de podas de árvores no local, mas que desconhecia a existência de eletrônicos. Já o assessor da pasta, Ademir Melo, informa que existe orientação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do RS (Fepam) para cercar o local e fazer terraplanagem do material que se encontra lá. Segundo ele, terceiros estão levando detritos para o antigo lixão.

Em entrevista à Gazeta, Antunes afirmou que o cercamento da área já deve ser concluído na próxima semana. “Além disso, colocaremos um portão de ferro e uma pessoa de guarda, para que ninguém possa entrar e levar lixo. No local, somente serão colocados galhos”, conclui.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto em destaque: Reprodução / WhatsApp

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top