Você Está
Início > Notícias > Cidade > Ingresso de ar polar termina com veranico de agosto

Ingresso de ar polar termina com veranico de agosto

O ingresso de uma frente fria seguida de uma massa de ar polar vinda da Argentina decretará o fim do chamado veranico que predominou nos primeiros dez dias do mês de agosto no RS. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alertou para o declínio da temperatura para a noite de segunda para terça-feira (11). As temperaturas devem cair em até 5°C.

Ao todo, o INMET emitiu três alertas: um para segunda-feira, de baixa umidade relativa do ar para partes dos Estados do sul do Brasil, e outros dois avisos para a madrugada de terça-feira, um de ventos costeiros e outro da queda da temperatura que deve ser precedida de chuvas isoladas.

Conforme o aviso, válido para toda a terça-feira, as temperaturas devem cair entre 3 a 5 graus com leve risco à saúde em toda a região sul.

Leia mais notícias da editoria Cidade

O alerta chega após 10 dias de calor em pleno inverno com um bloqueio atmosférico que trouxe calor do centro do país e permaneceu na região até ele ser vencido pela frente fria que trará chuvas isoladas seguida de vento forte do quadrante sul.

A umidade relativa do ar para Rosário nesta segunda, quando as temperaturas projetadas eram de 16°C a mínima e 31°C a máxima seria de apenas 15%, mas em poucas horas o cenário muda. Para terça, ainda conforme o INMET, a mínima cairá para 6°C com chuva isolada para todo o período.

Já o Meteored, da Argentina, prevê rajadas de ventos entre 2 e 5 horas da manhã para Rosário do Sul em torno de 37 a 64km/h do quadrante sul. O vento trará ar polar vindo da Argentina que derrubará as temperaturas na quarta onda de frio.

Próximos dias

Para quarta-feira (12), na região de Rosário do Sul, deve haver aberturas de sol com tempo mais seco e mínimas variando entre 4°C a 5°C e máximas estimadas entre 12°C a 13°C. Na quinta-feira (13), as condições de tempo praticamente se repetem e a máxima subirá um pouco ficando entre 15 a 16°C. Fechando a semana, conforme o Clima Rosul, a sexta-feira (14) terá variação de nuvens com temperaturas ficando entre 10 a 19°C e possibilidade de chuva isolada.

Saiba mais

Em Rosário do Sul a chuva do mês de julho foi de 91 milímetros e causou um volume de 957,9 mm na zona norte da cidade. Já todas as temperaturas mínimas do ano foram registradas em julho, conforme o Clima Rosul, sendo a mínima absoluta no dia 15, quando fez -1,7°C. A segunda mínima no dia 3 de julho com -1°C e o terceiro lugar para o dia 29 de julho com -0,1°C.

Foto: INMET / Reprodução

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top