Você Está
Início > Notícias > Cidade > Ato solene dá início à Semana da Pátria em Rosário do Sul

Ato solene dá início à Semana da Pátria em Rosário do Sul

Nesta segunda-feira (3) aconteceu a cerimônia de abertura da Semana da Pátria em Rosário do Sul. Diversas autoridades, entidades e escolas da cidade se reuniram na Praça Borges de Medeiros para recepcionar a Chama da Pátria e o acendimento da Pira com o Fogo Simbólico.

O ato solene teve início com o hasteamento das bandeiras realizado pela prefeita municipal, Zilase Rossignollo, pelo Comandante do 4º Regimento de Carros de Combate (RCC), o Tenente-coronel Maurício Magnus, e pelo presidente do legislativo, Elisandro Paz “Piruca” (PP).

Magnus passou a Chama da Pátria para Zilase

Logo após, foram apresentados os homenageados deste ano. Nacionalmente, o Projeto Rondon, que completa 50 anos será homenageado. Já em âmbito estadual, será o Tribunal de Justiça Militar, que completa 100 anos. Em âmbito municipal, serão celebrados os jogos Intermunicipais da Primavera (JIMP), a Liga Feminina de Combate ao Câncer, a EMEF Agrícola de Rosário do Sul, a EMEF Prof. Leão Warren, a EEEF Emília Prates e a Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Após o momento cívico, representantes das escolas homenageadas prestaram seus tributos à Semana da Pátria. Alunos da EMEF Prof. Leão Warren cantaram o hino da escola e estudantes da EMEF Agrícola de Rosário do Sul apresentaram a música “Eu te amo meu Brasil”. A aluna Emilene Garcia, do 9° ano da EEEF Emília Prates, leu uma redação sobre o tema civismo. Por fim, os alunos do Projeto Pelotão Passo do Rosário apresentou três canções junto ao pastor Samuel Pinheiro e encenaram uma peça teatral.

Leia mais notícias da editoria Cidade

O revezamento para a guarda da chama ficará a cargo das escolas do município. Começando, nesta segunda-feira, pela EMEF Prof. Leão Warren, no turno da manhã, e EMEF Oliveiro Thaddeo, pela tarde. Na terça-feira (4) a EMEF Coronel Sabino de Araújo fará a guarda pela amanhã e a EEM Tia Elisa pela tarde. Na manhã de quarta-feira (5) será a EMEF Barão do Rio Branco e no turno da tarde a EEM Profª Carolina Argemi Vazquez. Já na quinta-feira (6), a guarda ficará a cargo do Instituto Deputado Ruy Ramos pela manhã e na tarde pela EEEF Padre José de Anchieta. O 4° RCC fará a guarda de honra à bandeira na sexta-feira (7).

A chama deverá ficar acesa até o dia 7, quando, em outro Momento Cívico, se dará o encerramento da Semana da Pátria, na Praça Borges de Medeiros. Antes, neste mesmo dia, às 9h, deverá ser realizado o Desfile Cívico, também na praça central.

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Divulgação / 4°RCC

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top