Você Está
Início > Notícias > Geral > Inmet alerta para baixa umidade do ar e temperaturas elevadas

Inmet alerta para baixa umidade do ar e temperaturas elevadas

Em meio a grandes períodos de estiagem e temperaturas que irão aumentar nesta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, nesta segunda-feira (23), um aviso meteorológico de baixa umidade do ar. O alerta segue para terça-feira (24) para as regiões Fronteira Oeste, Campanha, Centro, Alto Uruguai, divisa com Santa Catarina e também oeste de SC e Paraná.

Conforme o INMET, a umidade relativa do ar ficará entre 30 a 20%, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde. Entre as instruções estão beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol entre 10h e 17h, que são as mais quentes do dia.

O aviso de baixa umidade chega em uma semana que o calor irá predominar no RS. Nesta segunda a temperatura por volta de 14h estava em 38,5°C na rua e a umidade mínima apontada chegava a 15%.Conforme o Inmet, Rosário do Sul, teria nesta terça-feira (24), máxima de 40°C e umidade mínima de apenas 10%. Para quarta-feira (25), a mínima chegaria a 22°C e máxima em 39°C com umidade mínima de 20% e possibilidade de pancadas de chuvas isoladas. O calor diminuiria somente na quinta-feira (26), quando a mínima chega aos 19°C e a máxima não ultrapassa 35°C, com umidade mínima de 30% e pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. Na sexta-feira (27), as pancadas de chuva aumentariam um pouco na região de Rosário do Sul com mínima de 19°C e máxima de 29°C e umidade mínima do ar em 50%.

Leia mais notícias da editoria Geral

SECA – De outubro para novembro ocorreram dois períodos grandes de estiagem. O primeiro entre o dia 03 a 23 de outubro, com 20 dias sem chuva. Depois de 27 de outubro até 20 de novembro com mais 24 dias. Neste período as chuvas não foram suficientes para amenizar a seca. Os rios, açudes e barragens estão tendo grande diminuição em seus níveis. Em outubro a chuva totalizou 96 mm, enquanto que a única chuva em novembro somou apenas 19 milímetros. O total de chuva no ano chegou a 1.283,5mm.

A região do RS vive o período de La Niña, que irá impactar as safras de verão e também a segunda safrinha de milho. O La Niña (a menina) é um fenômeno natural oposto ao El Niño, e consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental. Sua ocorrência gera uma série de mudanças significativas nos padrões de chuva e temperatura ao redor da terra. Sua causa na América do Sul e no sul do Brasil trás estiagens por vezes prolongadas ou curtas.

Foto: Reprodução / Inmet

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top