Você Está
Início > Notícias > Geral > INMET alerta para risco de tempestade para este sábado

INMET alerta para risco de tempestade para este sábado

Um alerta meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê aviso de tempestade com grau de perigo para os três estados do sul do país, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul desde a meia noite deste sábado (23).

O grau de perigo (alerta laranja) é o segundo mais forte em uma escala de quatro, e o término está previsto para as 23h59 de sábado. Conforme o aviso, a tempestade que atingia o Paraguai nesta sexta-feira e parte do Paraná já pela parte da noite, teria chuvas de 30 a 60 mm ou 50 a 100 milímetros, com ventos intensos de 60 a 100km/h, e queda de granizo. Há risco também de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e de alagamentos.

Área em destaque mostra locais que podem ser afetados pela tempestade

No mesmo aviso o INMET dá recomendações, como em caso de rajadas de vento. Não é indicado se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda também é desaconselhável. Se possível, é recomendado desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Rosário do Sul está dentro da área do alerta laranja. A chuva deve chegar nesse sábado, durante o dia e a noite, com 15mm de precipitação, segundo o Clima Tempo. A temperatura mínima deve ficar em 22°C, com máxima de 29°C. Para a véspera do Natal, domingo, não há previsão de chuva e a temperatura máxima será de 27°C, com mínima de 18°C. No dia de Natal, segunda-feira, o calor aumenta, com máxima de 30°C, ainda sem chuva.

Além de Rosário, o mapa também engloba áreas do centro e oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina, e centro, norte e oeste do Rio Grande do Sul. A Argentina e Uruguai também estariam na rota da tempestade.

No último dia 18 de outubro, o INMET emitiu alerta de tempestade na para a região de Rosário do Sul. A previsão se confirmou no início da madrugada do dia 19, com temporal que resultou em destruição em diversas regiões do município.

Reportagem: Julio Lemos /  Gazeta de Rosário 
Fotos: Reprodução / INMET

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top