Você Está
Início > Notícias > Cidade > INMET alerta para tempestade na metade sul do Estado

INMET alerta para tempestade na metade sul do Estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou na manhã desta segunda-feira (23), um alerta de chuvas intensas para a metade Sul do Rio Grande do Sul, que previa além da chuva, risco de corte de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas.

Nesta segunda, uma parte de um sistema de instabilidade ingressou no RS e trouxe chuva para Rosário do Sul após as 7h da manhã quando o sol surgiu com nuvens na cor laranja, que logo deram lugar ao tom cinza das chuvas acompanhadas de trovões. A instabilidade foi forte por aproximadamente 15 minutos, mas logo a chuva se manteve torrencial e fraca.  Não houve ventania ou danos registrados na cidade.

Reprodução do Windy mostra o forte calorão e abafamento na América do Sul no domingo (22) que antecedeu a instabilidade na região

Na previsão do INMET, porém, o alerta vale até às 23h desta segunda, e prevê chuva de 30 a 60 milímetros ou 50 a 100 milímetros por dia e ventos intensos de 60 a 100km/h.

A Defesa Civil recomenda que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois a risco de queda e descargas elétricas. Se possível, desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

É possível obter mais informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros pelo 193.

Leia mais notícias da editoria Cidade.

Além do INMET, a Defesa Civil do RS encaminhou mensagem de SMS por celular alertando de chuvas intensas, possibilidade de vendaval, tempestade de raios e granizo na metade Sul do Estado.

CALOR DEVE CONTINUAR – Mesmo com o alerta para esta segunda, a previsão do INMET é de que o calor prevaleça na região ao menos até a sexta-feira (27). Conforme a previsão, a máxima nesta segunda deve ser de 28°C. Para terça-feira (24), a mínima deve ficar em torno de 19°C e a máxima de 28°C, com céu encoberto. A partir de quarta-feira (25) até sexta (27), o calorão deve predominar com mínimas de 21°C e a máxima variando entre 31°C e 35°C. Na semana passada, o clima em Rosário foi de calor com forte sensação de abafamento devido a baixa umidade relativa do ar.

Fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Reprodução Windy/Internet

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top