Você Está
Início > Notícias > Geral > INMET alerta para tempestade na região

INMET alerta para tempestade na região

Na manhã desta segunda-feira (25) o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu três alertas: um de tempestades e dois de ventos costeiros que atingiriam o RS. O primeiro alerta de tempestade com perigo potencial para regiões de fronteira do Rio Grande do Sul, onde inclui-se Rosário do Sul, seria válido das 18h desta segunda-feira e finda na terça-feira (26), às 12h.

Conforme o alerta de grau amarelo, o terceiro mais forte em uma escala de quatro cores, a chuva ficaria entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia com ventos de 40 a 60km/h. Existia ainda a possibilidade de queda de granizo.

O alerta refere-se a um sistema de instabilidade formado no centro da Argentina, que atinge também partes do Uruguai, que estaria deslocando-se diretamente para o Rio Grande do Sul.

Leia mais notícias da editoria Geral

As primeiras áreas atingidas seriam a campanha, fronteira oeste, encosta do sudeste, serra do sudeste, depressão central, planalto médio, missões, alto Uruguai e litoral sul.

Para esta segunda-feira, existia um segundo aviso de ventos costeiros que atingiriam o litoral sul de Santa Catarina e todo o litoral do RS. O terceiro e último alerta do INMET para ventos costeiros também referem-se a mesma área atingida nesta segunda-feira, porém com grau laranja, mais forte que na segunda, e válido para toda a terça-feira (26).

Os avisos chegam após uma semana de muito calor no RS, onde as temperaturas ficaram acima dos 30 graus no sul do Brasil. Na sexta-feira e no final de semana, vento com rajadas amenizaram o calor, deixando temperaturas agradáveis.

A última chuva registrada em Rosário do Sul foi dia 22 de novembro, mas de baixa intensidade. A chuva do mês todo até aqui chega a 109,5mm e no ano ultrapassa o índice de 2.709,0 mm.

Alerta do INMET é válido para segunda até terça

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top