Você Está
Início > Notícias > Destaque > INMET alerta para tempestade nesta quinta-feira no RS

INMET alerta para tempestade nesta quinta-feira no RS

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, na tarde desta quarta-feira (20), um alerta de tempestade com grau de perigo para o RS, especialmente para a fronteira com Argentina e Uruguai. O aviso é válido para o início da madrugada até o final de quinta-feira (21).

Conforme o aviso (o terceiro do mês de maio), uma tempestade com a cor laranja (a segunda mais forte em uma escala de quatro cores), atingiria o Estado a partir da zero hora desta quinta-feira, valendo até às 22h.

Ela teria chuva de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 mm dia, com ventos entre 60 a 100km/h, com risco de queda de granizo. Existe também o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Leia mais notícias da editoria Geral

O INMET também instrui as populações das áreas atingidas com o vento de não abrigar-se debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. “Se possível desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, diz o alerta.

As regiões atingidas, conforme o INMET, devem ser Fronteira Oeste, Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Litoral Gaúcho (parte sul).

A Defesa Civil do RS também emitiu alerta de chuvas intensas. No comunicado por SMS de celulares diz: “Defesa Civil: RS Alerta de chuvas intensas. Áreas de Instabilidade podem ocasionar chuvas fortes com risco de temporais raios, ventos e granizo”. A última chuva ocorreu entre 10 e 13 de maio, com volume de 65 mm. Em maio, a precipitação parcial chega a 114,5 mm e no ano, com a prolongada estiagem, somou apenas 384,5 mm.

Foto: INMET / Reprodução

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top