Você Está
Início > Notícias > Cidade > INMET alerta sobre tempestade em estados do Sul

INMET alerta sobre tempestade em estados do Sul

A semana seguiu chuvosa em Rosário do Sul e região, graças ao encontro de uma frente quente vinda da Amazônia com uma frente fria e forte instabilidade vinda do Uruguai.  O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um aviso de tempestade com grau de perigo englobando todos os municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

As temperaturas foram elevadas na última quarta-feira (18), com mínimas de 18°C e máxima de 34°C, conforme o INMET. Após chuvas fortes durante toda manhã, um vendaval com arco de nuvem em potencial passou pelo município durante a tarde. Conforme o site de meteorologia Climatempo, a velocidade média dos ventos foi de cerca de 23 km/h. O vendaval não causou estragos e foi seguido de uma forte pancada de chuva.

Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), até às 15h30 desta quarta, a estação hidrológica instalada na ponte do rio Ibicuí da Armada marcou uma chuva de 29,8mm. Em algumas localidades do interior esse índice ultrapassou os 60mm.

A previsão para esta quinta-feira (19) é de temperaturas variando entre 17°C e 27°C, com pancadas de chuva e trovoadas durante a madrugada e manhã. Há possibilidade de chuva forte e queda de granizo em áreas isoladas. Para a tarde, o céu deve ficar nublado, com pancadas isoladas de chuva. À noite, o tempo volta a ficar firme.

Imagem do Satélite AccuWeather mostra instabilidade que provoca temporais no RS e no Uruguai. Foto: AccuWeather

O alerta de tempestade com grau de perigo possuía validade das 11h do dia 18, até às 23h59 minutos do dia seguinte. Conforme o INMET, a chuva poderia ter índices de 30 a 100 mm por dia, com ventos intensos de 60 a 100km/h, e queda de granizo.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: AccuWeather e Adriano Dantas / Enviada por leitor

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top