Você Está
Início > Notícias > Geral > INMET divulga prognóstico para o verão

INMET divulga prognóstico para o verão

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou o prognóstico climático para o verão referente aos meses de janeiro a março de 2020.

O verão no hemisfério sul iniciou oficialmente na madrugada de domingo (22) e termina dia 20 de março. A estação é caracterizada pela elevação das temperaturas.

Leia mais notícias da editoria Geral

Na região sul do Brasil, a previsão indica maior probabilidade de chuvas dentro da faixa normal ou acima em praticamente toda a região, principalmente no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. As temperaturas devem ser predominantemente elevadas, porém dentro das características típicas do verão na região.

O mesmo instituto efetuou dois avisos para o RS na segunda-feira (23), sendo ambos de baixa umidade relativa do ar. Na terça-feira (24), a umidade relativa variou entre 30% e 20%, a partir das 12h. Quando isso ocorre, indica-se beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Conforme as previsões do INMet, até pelo menos a sexta-feira (27) as temperaturas ficarão elevadas. Na quinta-feira (26), os termômetros devem marcar acima dos 40°C, sem previsão de chuvas.

Os níveis dos rios que banham Rosário do Sul também merecem atenção. O rio Santa Maria está 6 cm abaixo do nível normal, que é de um 1,2 m. Já o Rio Ibicuí da Armada, na região do Farrapo, estava com 86 cm acima do nível normal.

SAIBA MAIS – O mês de dezembro já teve chuvas irregulares, diferente do restante do ano que se encerra. No último sábado (21), choveu 18 mm, totalizando apenas 33 mm no mês. Por outro lado, durante o ano o volume de chuva bateu recordes, chegando a 2.802 mm e causando duas grandes enchentes no município, uma no verão e outra na primavera.

Índice de chuvas em 2019 em Rosário do Sul

Janeiro – 566 mm

Fevereiro – 68 mm

Março – 173 mm

Abril – 222,5 mm

Maio – 235 mm

Junho – 0 mm

Julho – 381,5 mm

Agosto – 121 mm

Setembro – 186 mm

Outubro – 656,5 mm

Novembro – 169,5 mm

Dezembro – 33 mm*

TOTAL – 2.802 mm

*Até 21/12

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top