Você Está
Início > Notícias > Geral > INMET emite alerta de chuva e ventos para a região de Rosário do Sul

INMET emite alerta de chuva e ventos para a região de Rosário do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um aviso de tempestade para a tarde e noite desta segunda-feira (11) em grande parte do Rio Grande do Sul após o ingresso de uma instabilidade que já causou estragos na Argentina. A região de Rosário do Sul seria uma das áreas atingidas.

Conforme o instituto, o aviso de cor laranja (perigo) é válido para às 14h até 23h59 com chuva de 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100km/h e probabilidade de queda de granizo. Existe ainda o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos. O Inmet também instrui as pessoas para evitar abrigar-se debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos de torres e placas de propaganda e se possível desligar equipamentos elétricos e quadro geral de energia.

A instabilidade chegará após passar pelo Uruguai e fazer estragos na Argentina, na província de San Luis, onde houve granizo com pedras de até 6 centímetros. Conforme a Metra-reportes del tiempo, a instabilidade atingiu a região de Santa Fé e chegou no oeste do Uruguai avançando para a fronteira com o RS.

Leia mais notícias da editoria Geral

Tempestade causou queda de granizo em Fraga, San Luis, na Argentina. Foto: Metra

A chuva chega ao RS após dias de forte calor e sensação de abafamento. No sábado e domingo a umidade mínima do ar girou em torno de 15% a 20%, considerada crítica e comum em regiões de deserto. Conforme o Clima Rosul, a temperatura máxima de domingo foi de 33,4°C, mas com sensação térmica de 38,5°C.

O sol escaldante proporcionou também noites e manhãs já com forte calor. Por volta de 7h30 desta segunda-feira a temperatura era de 28°C em Rosário do Sul.

A primeira chuva de 2021 ocorreu na última terça-feira (5), com 15 milímetros. No último mês choveu 123 mm e o total da precipitação em 2020 foi de 1.495,5mm mesmo estando o RS em um período de grave estiagem.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top