Você Está
Início > Notícias > Cidade > INMET emite alerta de tempestade para a região

INMET emite alerta de tempestade para a região

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de tempestade para este sábado (19) em todo o sul do Brasil, em especial para a região de Rosário do Sul e fronteiras com Uruguai e Argentina. Conforme o aviso, existe a possibilidade de chuva forte, ventos intensos e até probabilidade de queda de granizo.

O alerta vem com a cor laranja, grau de severidade de perigo e, conforme o instituto, tem início às 3h da madrugada seguindo até o início da madrugada de domingo (20), avançando na direção de SC e Paraná.

As chuvas ficarão entre 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 mm por dia, ventos intensos de 60 a 100km/k e probabilidade de queda de granizo. Com a previsão se confirmando existe risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos. O Inmet instrui que em caso de ventos as pessoas não devem abrigar-se debaixo de árvores pois há risco de queda e descargas elétricas e não se deve estacionar veículos próximos de torres de transmissões e placas de propaganda. Se possível desligar a eletricidade geral dos imóveis.

O aviso chega após as últimas chuvas que ocorreram entre 11 a 12 de dezembro com 30 milímetros e 13 de dezembro com outros 20mm. O acumulado do mês com as chuvas do dia 02/12 chegam a 73mm, e o total do acumulado do ano está em 1.435,5mm.

Antes da tempestade, porém fará muito calor nesta sexta, 18, com temperaturas chegando aos 36°C e umidade mínima do ar de apenas 20%.

Foto: reprodução / inmet

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top