Você Está
Início > Notícias > Geral > INMET emite alerta de tempestade para o RS

INMET emite alerta de tempestade para o RS

Institutos climatológicos do Brasil noticiaram no início da semana a formação de um ciclone no Oceano Atlântico, próximo à costa do Brasil e Uruguai. Alerta de ventos fortes e chuva estão previstos para os Estados do Sul do Brasil.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de perigo potencial para uma tempestade que atingirá o RS entre esta segunda-feira (14) e manhã de terça-feira (15). A previsão é de chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40 a 60km/h) e queda de granizo. O INMET também alerta para ventos costeiros mais fortes.

Já o Climatempo noticiou um ciclone bomba que trará rajadas de vento sobre o Sul e Sudeste do Brasil que poderiam chegar a 90km/h. Segundo o mesmo site os modelos meteorológicos indicam a formação de um ciclone extratropical na costa da Região Sul na madrugada desta segunda-feira. Os ciclones extratropicais são áreas de baixa pressão atmosférica e são muito comuns na América do Sul. Em geral, estão associados a frentes frias. O nome ciclone bomba é dado quando a pressão do ar cai de forma acentuada em um curto período.

Além dos ventos de até 90km/h entre o litoral gaúcho e catarinense no interior os ventos podem chegar a 60km/h. Os volumes maiores de chuva ocorrerão no RS e Santa Catarina, principalmente de terça para quarta.

As chuvas em Rosário do Sul, de sexta até domingo, tiveram um acumulado que chegou a 69 mm na região sudoeste e a 90 mm na zona norte da cidade. O acumulado do mês de setembro está em 94 mm e no ano chega a 1.099,5mm.

A previsão do INMET para os próximos dias em Rosário do Sul também mostra uma pequena queda nas temperaturas. Para terça-feira (15) a mínima seria de 5°C não ultrapassando 18°C. Para quarta-feira (16), as temperaturas variam de 13°C a 20°C com chuva e trovoadas durante todo o período. Na quinta-feira (17), as temperaturas ficam entre 10 a 23°C com possibilidade de chuva isolada.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top