Você Está
Início > Notícias > Cidade > INMET emite aviso de vendaval para a região sul do Brasil

INMET emite aviso de vendaval para a região sul do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou, nesta quinta-feira (4), um aviso de vendaval para os três Estados do sul do Brasil válido para a sexta-feira (5). Conforme o instituto, os ventos seriam de 60 a 100km/h e precederia uma tempestade que atingiria o norte do RS, oeste de SC e PR nesta quinta-feira.

Conforme os dados, o vendaval está previsto para o início da madrugada desta sexta-feira, com ventos de 60 a 100km/h, risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações.

Nas instruções, o INMET alerta para não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Permaneça em local abrigado.

O alerta é da cor laranja, o segundo mais forte de uma escala de quatro cores usadas para este tipo de evento.

Já conforme o Clima Rosul, a chuva começa a avançar no extremo oeste gaúcho, atingindo a região já durante a noite. “Pancadas fortes de chuva e tempestade elétrica são esperadas na maioria das regiões. Não se descarta granizo isolado, devido à interação do ar frio que predomina e infiltração de ar quente vindo de Norte. A partir de amanhã o vento se intensifica no Estado e trará rajadas mais fortes para o Leste e Sul gaúcho. Região de Rosário do Sul terá ventos moderados, trazendo sensação de frio”, diz o informe.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Ainda conforme o observatório Clima Rosul, pela projeção do modelo WRF gerado pela Metsul, para as próximas 72 horas “indica acumulados de chuva entre 50 e 75 mm para região de Rosário, não se descartando maiores volumes em determinados pontos”, diz a nota.

Após mais de seis meses de seca a chuva se estabilizou na região de Rosário do Sul, que foi uma das que mais sofreu com o clima seco e gerou inclusive decreto de situação de emergência em virtude da estiagem. Em maio a chuva contabilizou 319,5mm, tendo as últimas delas uma precipitação de 205 mm entre o dia 23 a 25 de maio, aumentando a vazão dos rios, enchendo açudes, barragens usados pelos agricultores.  O total de chuva de 2020 chega a 589,5 mm.

TEMPERATURAS – A chuva chega após uma onda de ar polar que derrubou as temperaturas no RS. Rosário do Sul, por exemplo, teve sua mínima do ano registrada na terça-feira (2), com apenas 3°C. Na quarta-feira (3) marcou 4,7°C e a mínima desta quinta-feira (4) foi de 8°C, mas com sensação de maior frio. Os dados são do Clima Rosul.

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top