Você Está
Início > Notícias > Cidade > INMET emite dois avisos devido às chuvas

INMET emite dois avisos devido às chuvas

O ingresso de uma área de instabilidade vinda do sul do continente causa chuvas e alertas de tempestades para o Rio Grande do Sul. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), ao menos dois alertas foram emitidos para o início desta semana.

O primeiro alerta foi para esta segunda-feira (22) e outro para terça-feira (23), com aviso de tempestade e alerta de perigo. Conforme o INMET, a chuva ficará entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km e possibilidade de queda de granizo. Existe risco de corte de energia, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.  O aviso de cor laranja (segundo mais forte numa escala de quatro cores) vale para praticamente todo o RS.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Após um período de altas temperaturas entre sexta a domingo, a instabilidade chegou com ventos de fortes rajadas, tempestade elétrica e raios. Resultado de uma frente fria vinda da Argentina, que ingressou no RS pelo Uruguai na madrugada desta segunda-feira (22). Descargas elétricas causaram falta de luz na região da estação rodoviária de Rosário do Sul pela manhã. Em determinados momentos houve alagamentos de ruas, como em frente ao Estádio Centenário.

Conforme o MetSul, em algumas cidades o acumulado de chuva desta semana, durante cinco dias, valerá por metade da chuva que costuma cair durante todo o inverno. Os volumes serão altos.

A frente fria semi-estacionária causará bloqueio atmosférico, causando acumulados de segunda a sexta-feira no RS. Conforme o Clima Rosul, mantido por Roger Pinto, Rosário do Sul e região poderão ter volumes de 100 a 150 milímetros de chuva, conforme alguns modelos, climáticos chegando até 200 mm em algumas localidades.

Na quarta-feira deve haver o ingresso de ar polar, que aliado a chuva causará frio úmido. O tempo tende a melhorar no final de semana.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto: Inmet / Reprodução

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top