Você Está
Início > Notícias > Geral > INMET emitiu aviso de instabilidade para o RS

INMET emitiu aviso de instabilidade para o RS

Após uma segunda-feira típica de verão em pleno outono, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu aviso neste dia 3 de maio, para tempestade com perigo potencial, atingindo toda a fronteira do RS com o Uruguai já para a parte da noite e manhã de terça-feira (4). A chuva precederia uma virada no tempo com nova diminuição nas temperaturas.

Segundo o INMET, a tempestade traria chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50mm por dia, ventos de 40 a 60km/h e probabilidade de queda de granizo. Existia baixo risco de queda de energia elétrica, estragos em plantações e alagamentos. O aviso vale das 21h desta segunda, 03 até às 12h de terça-feira (4).

Conforme o MetSul Meteorologia ocorrerá uma radical mudança de temperatura no sul do país. Após a passagem da massa de ar quente que prevalece nesta tarde de segunda, virá uma massa de ar frio que fará dias mais frios. As máximas desta segunda ficaram acima de 30°C se equiparando as médias do verão em janeiro e fevereiro.

A temperatura em Rosário do Sul nesta segunda chegou a 32°C em alguns locais até mais que isto. Para terça 04, a máxima ainda seria elevada com 29°C, mas com previsão de chuva em todo o período. Na sequência uma instabilidade avançaria pelo oeste e sul gaúcho, enquanto a metade norte terá uma terça quente e abafada. Onde chover as máximas não se elevariam tanto. Após a chuva na quarta-feira (5), ocorre a mudança com o dia chuvoso em grande parte do RS e o ingresso de ar frio a partir do sul. Segundo a MetSul as temperaturas não apenas irão cair mas se manterão baixas durante o dia, com máximas abaixo de 20°C durante a tarde de quarta.  A partir de quinta, ar mais seco e frio segue avançando e tempo melhora com sol, podendo em alguns locais do RS ter as madrugadas de sexta e sábado como as mais frias do ano, inclusive com chances de geada.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top