Você Está
Início > Notícias > Cidade > INMet estende alerta de tempestade para essa terça-feira

INMet estende alerta de tempestade para essa terça-feira

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMet), a região de Rosário do Sul e outras do Rio Grande do Sul podia ser atingida por tempestade nesta segunda-feira (19). O evento climático teria início às 9h e só se encerraria às 23h59 desta data.  Porém conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), a chuva só teve início por volta das 2h de terça-feira (20), confirmando o novo alerta emitido pelo INMet na tarde de segunda-feira, que estendeu o alerta até o dia 20.

O órgão apontava chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 Km/h, e queda de granizo. As área afetadas no RS seriam a Campanha, a Serra do Sudeste, Depressão Central, Planalto Médio, Missões e o Alto Uruguai. O Oeste e o Meio-Oeste Catarinense também deveriam ser atingidos, assim como a região Central, Norte, Oeste, Sudoeste e Sul Paranaense.

Em Rosário do Sul, o tempo permaneceu nublado com pancadas de chuva em boa parte do dia. As temperaturas ficaram entre 20°C e 30°C. A possibilidade de chuva forte com queda de granizo em áreas isoladas não havia se confirmado.

Conforme o CEMADEN, até às 7h de terça-feira havia chovido cerca de 20 milímetros na estação hidrológica localizada junto à ponte do rio Ibicuí da Armada.

Para essa terça-feira, o alerta também dura até às 23h59, com grau de severidade laranja, o segundo mais forte de uma escala de quatro. O boletim mantém a mesma previsão de precipitação do dia anterior, assim como a velocidade dos ventos, além da queda de granizo.

Conforme o INMet, a temperatura para Rosário do Sul nesta terça-feira deve ficar entre 21°C e 32°C, com tempo nublado durante todo o período e pancadas de chuva, além de trovoadas isoladas. Mantém-se a possibilidade de chuva forte e queda de granizo em áreas isoladas. Os ventos serão noroeste e depois sul, de intensidade fraca, moderada e com rajadas.

O órgão meteorológico lembra também que a tempestade pode ocasionar corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. É instruído que em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é aconselhável desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, se possível. Para emergências, contatar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Fotos: Renato de Moraes / Julio Lemos / Gazeta de Rosário e Reprodução / INMet

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top