Você Está
Início > Notícias > Cidade > INMET divulga previsão climática para o outono

INMET divulga previsão climática para o outono

O outono está iniciando nesta quarta-feira (20) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou o prognóstico para a estação no Brasil. Existe a tendência, conforme os principais centros de meteorologia, de que o início da nova estação tenha ainda o fenômeno El Niño de fraca intensidade até o início do inverno.

Conforme as condições oceânicas e tendências, mesmo com a situação do clima associada ao El Niño, deve haver excessos de chuvas sobre a região sul e diminuição sobre a parte norte e nordeste do país. Há ainda uma tendência de aumento moderado das temperaturas médias na parte central.

Na região sul, o prognóstico para os meses de abril, maio e junho indica que as chuvas ficarão acima da média, principalmente a parte oeste. O INMET destaca que existe um aquecimento na área oceânica próxima à costa da Argentina e mais acentuada no sudeste do Brasil, que favorece as condições de instabilidade atmosférica e consequente precipitação nesta área. Aliado a isso, o aquecimento do Pacífico caracterizado por um El Niño de fraca intensidade, pode acentuar as temperaturas na região. A previsão do INMET não elimina a possibilidade de ocorrências de geadas, principalmente em áreas serranas, à medida que se aproxima do inverno.

Leia mais notícias da editoria Cidade

O outono inicia às 18h58 e é considerada a estação de transição entre o verão quente e úmido para o inverno frio e seco. A estação caracteriza-se pelas primeiras incursões de massas de ar frio no ano, oriundas do sul do continente. A estação encerra em 21 de junho às 12h54, quando inicia o inverno.

Primeiro declínio nas temperaturas ocorre nesta semana

Já no primeiro dia de outono, houve o primeiro alerta do INMET para declínio de temperatura para a região sul do Brasil. Conforme nota divulgada pelo instituto, será a primeira onda de ar frio e terá leve risco à saúde com declínio entre 3°C a 5°C de temperatura. O alerta amarelo publicado nesta terça-feira (19) tem início à zero hora desta quarta e finalização na zero hora do sábado (23).

Reportagem e fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top