Você Está
Início > Notícias > Cidade > INMET divulga prognóstico climático do verão

INMET divulga prognóstico climático do verão

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou nesta semana o prognóstico climático do verão para todo o Brasil. A estação mais quente do ano iniciou na noite de sexta-feira (21) e encerra no dia 20 de março de 2019.

Conforme a nota, o verão deve ser caracterizado por dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo, ou seja, chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte, e descargas elétricas, principalmente no sul, sudeste e centro-oeste do País.

A previsão do INMET leva em consideração que o aquecimento da temperatura da superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial teve início no final de junho e esteve mais quente nos últimos meses. Entretanto, nas duas primeiras semanas de novembro, houve uma expansão de águas mais quentes em toda a faixa equatorial do Pacífico, indicando o estabelecimento do fenômeno El Niño, que provoca chuvas acima do normal na região sul do país. Os modelos dinâmicos e estatísticos gerados pelos principais centros internacionais de meteorologia, indicam uma probabilidade superior a 96% que se desenvolva um novo episódio de El Niño. Dessa forma, o verão de 2019 deve ser influenciado pelo fenômeno e diminui a ocorrência durante o outono e inverno do ano que vem. Mesmo assim, o El Niño será de intensidade baixa ou moderada.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Na região Sul durante a primavera, os maiores volumes de chuva ocorreram no centro e oeste da região, devido a circulação de ventos em baixos níveis da atmosfera, o que transportou mais umidade da região norte para o Sul do Brasil. Esta configuração resultou em chuvas fortes, vendavais e tempestades que causaram danos. Com o ingresso de ar frio, as temperaturas tiveram queda, incluindo geadas, a última registrada na primeira semana de dezembro.

Com a confirmação do El Niño durante o verão, o modelo estatístico do INMET prevê chuvas ligeiramente acima do normal no Sul, Centro e Oeste do estado. As temperaturas devem ficar um pouco acima da média em praticamente toda a região, com exceção apenas do sul do RS, onde as temperaturas poderão ficar dentro da normalidade.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top