Você Está
Início > Notícias > Cidade > INMET divulga prognóstico climático para próximo trimestre

INMET divulga prognóstico climático para próximo trimestre

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um prognóstico climático para os próximos três meses no Rio Grande do Sul. Fevereiro, março e abril não devem registrar precipitações muito acima do normal.

Conforme a nota divulgada pelo instituto, após um mês de janeiro com grande volume de chuva, o mês de fevereiro deve ter precipitações pouco acima do padrão somente nas regiões Sul e Leste. Nas demais, o clima deve se manter dentro do padrão climatológico e tempo seco neste período. Já nos meses de março e abril, são esperadas chuvas um pouco acima da média, especialmente nas regiões Sul e Oeste do estado.

O prognóstico para as temperaturas mínimas no próximo trimestre indica que em fevereiro elas devem ficar acima da média no Sul e Oeste do RS. Para o mês de março, o modelo mostra temperaturas acima do padrão em todas as regiões. Já em abril, as mínimas devem ser elevadas somente na região Oeste.

Em relação às temperaturas máximas, o prognóstico climático prevê índices médios pouco acima do padrão nos meses de fevereiro e março em todo o estado. Para o mês de abril, são esperadas temperaturas pouco abaixo do padrão nas regiões sul e sudoeste.

Janeiro teve chuvas quase quatro vezes acima da média na região

O mês de janeiro foi marcado pelo aumento nas precipitações na Fronteira Oeste. Isso se deu em função do fenômeno El Niño, que causa o aquecimento das águas do Pacífico Equatorial e provocou chuvas acima da média. Os índices ficaram quase quatro vezes acima da média neste mês.

Somente na zona norte de Rosário do Sul, um pluviômetro particular marcou 516 milímetros de chuva em janeiro. Conforme o site Clima Tempo, levando em conta dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os índices para a região foram muito superiores as médias históricas que, de 1981 a 2010, giram em torno de 125 a 150 mm. A precipitação resultou na enchente que deixou mais de 600 pessoas desabrigadas na cidade.

Para os próximos dias, a previsão no município é de tempo seco pelo menos até a quinta-feira (31). De acordo com o INMET, nesta segunda-feira (28), ainda há possibilidade de algumas pancadas de chuva na cidade. Já na terça-feira (29), o tempo deve permanecer seco com temperaturas variando de 25°C a 35°C. Na quarta-feira (30), o sol deve predominar novamente com máxima de 36°C e mínima de 26°C.

Foto: Dyuli Soares / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top