Você Está
Início > Notícias > Inova RS e Startup Pampa são apresentados em sessão legislativa

Inova RS e Startup Pampa são apresentados em sessão legislativa

Em uma iniciativa do Poder Legislativo de Rosário do Sul, foi apresentado durante a sessão de segunda-feira (4) o Programa Inova RS e Startup Pampa.

O programa busca viabilizar em Rosário do Sul um parque tecnológico visando a instalação no município de empresas de tecnologia virtual, gerando riquezas e desenvolvimento ao município. O primeiro passo é a Lei de Inovação, e o Legislativo fez um anteprojeto criando a lei que será encaminhada ao Poder Executivo. A iniciativa é de todos os vereadores.

A ideia é desburocratizar e facilitar a instalação de empresas do segmento virtual com sede no município de Rosário do Sul que vendem de forma virtual para o Brasil e mundo. Os tributos gerados ficariam em Rosário do Sul.

Estavam presentes no encontro os membros da Unipampa professor Velci Queiroz de Souza- Coordenador de Inovação Tecnológica, o administrador Vitor Almada, coordenador da divisão de empreendedorismo, Cássia Nespolo, professora e Émerson Oliveira Rizzatti, administrador do Pampatec da Unipampa e a Cristina Aurélio, gestora de inovação da secretaria de inovação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul.

O professor Velci Souza explicou no início do encontro que a ideia é colaborar com a política de inovação de Rosário do Sul, e a proposta é promover e criar leis de inovação em consonância com leis estaduais e federais. O pontapé inicial é a criação de um Parque Tecnológico, com participação da Unipampa, para projetos de inovação, e a criação da Lei de inovação é essencial. Assim Rosário será integrante ativo, incentivando a atração de empresas tecnológicas. Ele ainda diz que o objetivo é somar forças, criar o ambiente de oportunidade e trazer empresas de base tecnológica para a região e seus municípios. “A Lei tem que estar presente no movimento. O convite foi feito em 2019 parara os 21 municípios fazerem parte da mesa do Inova no agronegócio e turismo justamente. Cabe ao Legislativo e Executivo concretizar a lei de Inovação. Com CNJP sediado na cidade de Rosário, não precisa ter lugar físico, já está registrado, essas empresas de base tecnológica não precisam disso”, assinalou.

Cristina Aurélio, do governo do estado apresentou o Inova RS e quer transformar o Rio Grande do Sul em referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento já em 2030.

Inova RS tem oito macroregiões e Rosário está na Pampa/Fronteira Oeste

Émerson Oliveira Rizzatti, apresentou o Circuito Startup e disse que a ideia da Universidade é colaborar no desenvolvimento da região, e o Startup Pampa vem sendo desenvolvido com sucesso, reunindo hoje 33 projetos e mais de 140 pessoas para criação de empresas virtuais. Os melhores ganharão cursos da área no SEBRAE. Patrocinadores se juntaram ao projeto que busca capacitar as pessoas a empreenderem. Ele cita o exemplo de Alegrete que com o auxílio da Unipampa já são 12 empresas que vendem para todo o Brasil, onde os tributos ficam naquele município. Émerson citou o exemplo do TUO Bank, que inaugurou em Rosário: “Essa empresa é o que é mais inovador e para se ter outras dessas o ambiente tem que ser favorável”, disse. Ele complementa que hoje a alegação de tamanho e localização não faz mais diferença no mundo virtual. “Faz sentido criar facilidades, precisamos de Rosário no ecossistema regional de inovação”, concluiu.

Na oportunidade também foi dado espaço aos vereadores efetuarem perguntas. Velci Queiroz de Souza assinalou que quando a lei de Inovação for sancionada, virá para assinar o protocolo de intenções e diretrizes do ensino técnico prioritário para o futuro. No programa o governo do Rio Grande do Sul aportará nas oito macrorregiões  120 milhões, e a macro da Campanha Fronteira Oeste poderá se habilitar em 19 milhões nos 21 municípios. “Basta o município ter planejamento e reconhecimento como ente público, ter estrutura física e o polo tecnológico é uma consequência no momento que a lei seja consolidada. Colocamos a instituição e servidores para auxiliar. Nossa missão é ajudar no desenvolvimento regional”, finalizou.

O presidente do Legislativo agradeceu e disse que o poder quer entrar nesse trem da tecnologia: “Nós os 13 vereadores apresentamos o anteprojeto que estará na mão do prefeito Vilmar para implantar o Polo de Tecnologia em Rosário do Sul. O poder legislativo em nome de todos os vereadores diz sim a implantação do polo tecnológico, é de interesse de todos nós, estamos juntos para o desenvolvimento da região e de Rosário, somos parceiros para a implantação”, concluiu Gilson Alves.

Leia mais notícias da editoria de Política 

Anteprojeto da Lei de Inovação já está pronto

Paralelamente a apresentação do Inova RS e Startup Pampa, por iniciativa do poder Legislativo e todos os vereadores, está pronto o Anteprojeto de Lei que institui o Sistema Municipal de Inovação e Tecnologia, visando incentivar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica no Município de Rosário do Sul e dá outras providências. O Documento de 11 páginas foi formulado para que seja transformado pelo Prefeito Vilmar Oliveira em Lei e garantir tudo que foi explanado. Conforme Gilson Alves se for necessário o prefeito fará adequações. No anteprojeto é criado o Sistema Municipal de Inovação Tecnológica, o Conselho e o Fundo Municipal, promovendo o desenvolvimento na área em Rosário sob a forma de programas e projetos. Com a Lei, haverá incentivo fiscal e desburocratização de empresas da área para sua instalação no município. O anteprojeto é datado de 16 de setembro e será encaminhado ao Poder Executivo.

Foto em destaque: Julio Lemos/Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top