Você Está
Início > Notícias > Cidade > Institutos alertam para chuvas fortes no Rio Grande do Sul

Institutos alertam para chuvas fortes no Rio Grande do Sul

Os principais institutos de pesquisa e de divulgações climáticas do Brasil divulgam, desde quinta-feira (5), probabilidade de intensas chuvas para o sul do país até a próxima quarta-feira (11). Os dados variam e existe, inclusive, a possibilidade de queda de granizo em pontos isolados.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu três alertas. Nos dois primeiros, válidos entre 5 e 6 de setembro, referem-se a tempestades e ventos costeiros no litoral do RS. O de tempestade refere-se a parte noroeste do Rio Grande do Sul com chuvas de até 50 mm dia, ventos de 40 a 60km/h e queda de granizo. Já o terceiro aviso publicado pelo INMET refere-se a todo o RS, Santa Catarina e parte do Paraná, válido a partir das 12h desta sexta-feira (6) até sábado (7), às 10h. Entre os riscos estão chuvas de 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Em moldes semelhantes, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), deu os mesmos alertas para as mesmas áreas do RS, SC e PR. O CPTEC/IMPE também informou que, para Rosário do Sul, neste dia 7 de setembro, a probabilidade de chuva é de 90%. A chuva no RS seguiria, conforme o mesmo instituto, de domingo (8) até quarta-feira (11). No domingo, a previsão de temperatura máxima é elevada para esta época do ano, chegando aos 36°C.

Já institutos do países vizinhos, como o Meteored da Argentina, apontam tempestades para o RS até quinta-feira (12). O INUMET do Uruguai também prevê grande quantidade de chuvas até o dia 14 de setembro, com probabilidade de acumulado de chuva alto para sábado (7) e domingo (8) no norte do país, divisa com o RS e Argentina.

Até a manhã desta sexta-feira (6), ainda não choveu em setembro. Agosto acumulou 121 mm e, em 2019, foram 1.757 mm de chuva registrados em um pluviômetro particular na zona norte de Rosário do Sul.

CPTEC/INPE mostra área onde choverá no RS neste sábado, acompanhada de ventos costeiros. Foto: CPTEC/INPE/Reprodução

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto em destaque:
INMET / Reprodução

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top