Você Está
Início > Notícias > Geral > Institutos climáticos alertam para tempestade nesta quarta-feira

Institutos climáticos alertam para tempestade nesta quarta-feira

Dois institutos de meteorologias relataram, nesta terça-feira (14), o ingresso de uma instabilidade que deve provocar tempestades no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (15). O sistema de temporais já atingia a capital Buenos Aires no fim da manhã desta terça-feira, vindo na direção do Uruguai e RS.

Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o aviso de atenção da cor laranja foi emitido para quarta-feira (15), a partir da zero hora com validade até o final da mesma data. Existia a possibilidade de pancadas de chuva moderada a forte intensidade e acompanhadas de raios. Também existe a previsão de temporais que poderão vir acompanhados de rajadas de vento de forte intensidade e queda de granizo.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu seu aviso amarelo após às 12h, o qual apresenta a previsão de tempestade para todo o RS, entre às 8h da manhã de quarta-feira (15) até às 9h de quinta-feira (16). Conforme o INMET, a chuva ficaria entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia, ventos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.

O MetSul Meteorologia alertava, na segunda-feira (13), para uma potente erupção de ar polar que trará muita neve para o Sul da América do Sul entre o Chile e Argentina. Essa erupção impulsionará a frente fria que trará chuva para o RS nos dois avisos emitidos pelo INPE e INMET para quarta e quinta-feira. O friozinho fora de época deve refrescar a região entre a quinta-feira 16 e sábado (18). Ainda conforme a MetSul, as anomalias de temperaturas que são frequentes no verão, depois deste friozinho, volta a fazer calor com força no RS, que será sentido já na segunda-feira (20), pela parte da tarde.

CHUVAS– Até o momento, 2020 começa com pouca chuva, tendo a principal precipitação na última sexta-feira (10), onde na área urbana de Rosário do Sul choveu 18mm. Conforme o Hidroweb, o nível do Rio Santa Maria estava, no final da manhã desta terça-feira (14), em 56 centímetros acima do nível e a vazão do rio era de 49,9 metros cúbicos por segundo. Já no Passo do Farrapo, cerca de 40 km de Rosário do Sul, no Rio Ibicuí da Armada, onde está outra estação monitoradora, o nível do rio estava em 1 metro e 87 cm acima do nível. Lá a chuva do dia 10 foi bem maior, chegando aos 86,6mm. Antes da estiagem houve duas enchentes em 2019, com índice recorde de chuvas que chegou a 2.807,0mm. Em dezembro começou o período de seca, onde a chuva foi de apenas 38mm.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: CPTEC/INPE/ Reprodução
INMET/Reprodução

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top