Você Está
Início > Notícias > Destaque > JIMP reúne escolas em cinco modalidades esportivas

JIMP reúne escolas em cinco modalidades esportivas

Na noite de sexta-feira (11), o Ginásio de Esportes Ervilhão sediou a abertura da 48ª edição dos Jogos Intermunicipais da Primavera (JIMP) organizado pela Escola Plácido de Castro, com apoio da Secretaria de Desporto e Turismo (Sedetur). Neste ano participam nove educandários, de sete municípios, incluindo Rosário do Sul com três escolas: além da anfitriã, Carolina Argemi Vazquez e Instituto de Educação Ruy Ramos. Os educandários de fora são: Pedro Meinerz (Santa Rosa), XV de Novembro (São Gabriel), Dr. Carlos Kluwe (Bagé), Presidente Castelo Branco (Lajeado), Instituto Federal Sul Riograndense (Pelotas) e Instituto de Educação Elisa Ferrari Valls (Uruguaiana).  Os alunos participantes disputam em cinco modalidades: futsal, handebol, basquete, vôlei e futebol de campo. A competição reúne cerca de 500 atletas e 30 professores de educação física.

A cerimonia de abertura teve acompanhamento da Banda da Escola Plácido de Castro, o tradicional desfile das delegações, o canto a capela dos hinos nacional e rio-grandense por Jojô Figueiredo, o juramento do atleta realizado pela aluna Rosana Severo, o recebimento da Chama Olímpica, a manifestação da prefeita Zilase Rossignollo Cunha e da diretora Juliana Kich, a execução de um vídeo produzido por alunos da turma 2012, sob coordenação do professor Everton Correa, com a história do JIMP, a escolha da Garota JIMP e as apresentações da Banda Plácido de Castro e do Grupo de Danças do Plácido.

Os jurados Dienifer Valles, Garota Plácido 2016, Iara Zamberlan, representante da 19ª Coordenadoria Regional de Educação, Jonas Paz, Mister Beleza Sul Turismo 2016, Daniele Furtado, Musa do Citadino 2016 e Miguel Murari, Garoto Plácido 2016, escolheram Laura Menezes, 16 anos, da Escola Plácido de Castro, a Garota Jimp 2016. A jovem concorreu com outras cinco candidatas. As melhores torcidas foram para a Escola Elisa Valls, de Uruguaiana e a anfitriã, Plácido.

A premiação dos jogos será realizada nesta terça-feira (15), com inicio previsto para as 20h, quando a maioria dos vencedores serão conhecidos, com exceção do futebol de campo que teve o campeão definido nesta segunda-feira (14), o Plácido de Castro venceu o Colégio Castelo Branco, de Lajeado, por 2 x 1. Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, foram investidos R$ 4.100 na premiação.

Avaliação

O coordenador do JIMP 2016, professor Lissandro Gomes Bentes, destaca que a cada ano novas cidades aderem a competição. O exemplo deste é a cidade de Lajeado que participa pela primeira vez. “Para 2017 temos a previsão de manter os municípios já participantes e agregar mais uma e assim, sucessivamente. Além disso, queremos organizar um grande evento para 2018, quando o JIMP completa 50 anos”, adiantou.

Segundo Lissandro, o JIMP possui um importância na formação dos atletas, já que abrange pessoas não só no Estado ou país, mas no mundo. “Hoje com a internet vemos pessoas comentando que já passaram por aqui ou sendo atletas ou espectadores, e isso não só no mundo esportivo, gente com as mais variadas profissões participaram”, comenta ele.

O educador salienta que muitos dos envolvidos na organização da competição já foram atletas, em anos anteriores, e disputaram o JIMP. “Temos professores de Pelotas que já participaram, São Gabriel, Bagé que o professor está há 40 anos com equipes na disputa e eu próprio, há 17 anos e mais cinco como atleta. É um evento que não é mais só uma competição, o JIMP é uma instituição de Rosário, independente de quem organize, ele veio pra ficar e vamos dando sequencia ao trabalho”, relata.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top