Você Está
Início > Notícias > Cidade > Jornada Pandorga trata sobre autismo em Rosário do Sul

Jornada Pandorga trata sobre autismo em Rosário do Sul

No último sábado (30), o grupo de apoio aos pais e familiares de autistas de Rosário do Sul, Conversa Amiga, promoveu um encontro para debater assuntos relacionados ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A palestra foi realizada pela Associação Mantenedora Pandorga. Nelson Kirst, coordenador do setor Pandorga Formação, palestrou ao público, e Heide Kirst, fundadora da Associação, deu assistência particular a professores e familiares. O encontro aconteceu na Igreja Assembleia de Deus e reuniu 96 pessoas entre professores e pais de crianças autistas.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Nelson apresentou dados sobre a incidência do TEA, suas causas e a terminologia adequada. Uma em cada 68 pessoas tem autismo. Em Rosário, 600 pessoas já foram diagnosticadas com o transtorno. Ele discorreu, também, sobre as dificuldades sociais que os autistas têm na interação, comunicação e imaginação social.

O mundo sensorial do autista, como eles recebem e trabalham os estímulos sensoriais, também foi abordado. Outra questão apresentada é a coerência central fraca, ou seja, a dificuldade que eles têm em captar e entender a situação por inteiro. Os conteúdos teóricos foram exemplificados e ilustrados com base em experiências do cotidiano de pessoas autistas, seus familiares, cuidadores e educadores.

Encontro reuniu 96 pessoas entre professores e pais de crianças autistas

Em entrevista à Gazeta, Heide contou que estudou educação especial em Genebra, na Suíça, e quando voltou para São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, procurou trabalhar com crianças autistas. “Eu me encantei, porque o autista não deixa a gente ‘neutro’. Ou tu acaba amando o que tu faz, ou tu vai procurar outra profissão. Eles te cativam com o jeito diferente”, explica.

Não havendo um lugar especializado em tratar o transtorno na cidade, em 1995, Heide e Nelson passaram a atender duas crianças autistas na casa do casal. Hoje, a Pandorga possui sede própria e atende 40 crianças de Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Esteio, Estância Velha, Cachoeirinha e Triunfo.

Leia mais notícias da editoria Geral

As jornadas começaram a ser realizadas em 2008 devido a muitas solicitações de pais e professores, principalmente do interior do estado. “É uma palestra de sensibilização para o autismo. É para entender um pouco do que se passa na cabeça dessa criança, desse jovem ou adulto”, destaca Heide.

Paula Jaques, fundadora do grupo Conversa Amiga, salientou que o encontro proporcionou uma fala sensível e emocionante sobre as vivências dos palestrantes. “Temos uma visão diferente do autismo. Fico extremamente grata em ver que nosso objetivo está tomando forma, que é levar o máximo de informação sobre autismo a toda a nossa comunidade”, disse.

O grupo promove encontros mensais e a data é sempre divulgada na página do Conversa Amiga (facebook.com/conversaamigarosul). Segundo Paula, o grupo busca incentivo para trazer a Rosário do Sul mais um seminário sobre o assunto em outubro.

Grupo “Conversa Amiga” promove 2° Caminhada de Conscientização do Autismo

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top