Você Está
Início > Notícias > Geral > Julho terá poucas chuvas e temperaturas elevadas para a estação

Julho terá poucas chuvas e temperaturas elevadas para a estação

O mês de julho deve ser de temperaturas amenas e poucas chuvas na região, conforme dados do Climatempo. O inverno com temperaturas mais elevadas se explica pela formação de um bloqueio às massas de ar polares, por causa da temperatura dos oceanos. Em Rosário do Sul, a estimativa é que os índices de chuva não excedam os 40 milímetros, segundo a Somar Metereologia.

Durante a semana as mínimas na cidade serão de 14ºC e devem chegar aos 26ºC na quarta-feira (12) e 27ºC no sábado (15). Ainda assim, na 2ª quinzena do mês a temperatura pode cair e chegar aos 7ºC, conforme dados da Somar. Ainda nesse período, os índices de chuva serão mais frequentes. A estimativa é que cheguem aos 40 milímetros.

O bloqueio às massas frias ocorre porque as águas da superfície da costa Oeste da América do Sul e as do Atlântico Sul estão mais quentes do que o normal, o que gera uma elevação considerável na faixa entre o litoral Norte da Argentina, Uruguaia e Rio Grande do Sul. Com esse cenário, as frentes frias passam afastadas da costa e a massas polares serão continentais, mas sem representatividade. O bloqueio só deve ser quebrado no final de julho, com a mudança na configuração da temperatura dos oceanos.

O acompanhamento climático também indica que, segundo os modelos oceânicos, até o final do ano haverá o registro um ligeiro aumento na temperatura das águas do Pacífico Equatorial, o que contribui para a não formação de um novo El Niño ou de uma nova La Ninã até o primeiro semestre de 2018.

Reportagem: Natalia Apoitia / Gazeta de Rosário
Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top