Você Está
Início > Notícias > Cidade > Lar do Idoso de Rosário do Sul é acometido pela Covid-19

Lar do Idoso de Rosário do Sul é acometido pela Covid-19

Nesta semana, o Lar do Idoso São Francisco, em Rosário do Sul, registrou 25 casos de Covid-19 dos 35 idosos que residem no local. Destes, quatro estão em leitos clínicos no Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (HCNSA). Na terça-feira (24), o idoso José Vagner Martins Silveira faleceu de Covid-19.

“Todos os protocolos foram seguidos, toda a prevenção foi feita, mas infelizmente o vírus entrou no asilo”, disse a assistente social do Lar do Idoso, Erica Quadros, em reportagem à Gazeta de Rosário. Segundo Erica, 21 idosos positivados encontram-se na unidade, sendo que 19 são assintomáticos e duas idosas apresentaram sintomas gripais. Outros quatro idosos estão internados em leito clínico no HCNSA. Os idosos que negativaram estão isolados dos demais moradores.

O primeiro idoso a apresentar sintomas, na sexta-feira (20), foi José Vagner Martins Silveira, de 71 anos. No sábado ele foi internado no hospital e na terça-feira (24) acabou falecendo. Também na terça-feira foram realizados os exames nos demais idosos e funcionários do Lar. Dos 18 funcionários, sete negativaram e trabalham em rodízio de escala, nove positivaram e dois afastados por serem do grupo de risco.

Conforme a assistente social, desde março, o Lar do Idoso trabalha com a Vigilância Sanitária, as Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social, a 10ª Coordenadoria do Estado, a Defesa Civil Estadual na efetivação do plano de contingencia como prevenção do contágio. Erica também ressalta que os funcionários passaram por capacitação para tomar os devidos cuidados sanitários com os idosos. Além disso, uma profissional trabalha desde junho com a desinfecção diária do Lar.

Atualmente os idosos são atendidos por quatro funcionários, duas técnicas de enfermagem que revezam os turnos manhã e tarde, duas higienizadoras e uma cuidadora noturna. Uma enfermaria está sendo construída no Lar caso seja necessário um atendimento especializado para algum dos residentes no local e há disponíveis quatro oxigênios, dois elétricos e dois cilindros instalados.

Foto; Arquivo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top