Você Está
Início > Notícias > Cidade > Legislativo realiza entrega de Troféu Sabedoria

Legislativo realiza entrega de Troféu Sabedoria

Na manhã da quinta-feira (18) aconteceu a solenidade de inauguração oficial da 37ª Feira do Livro “Cultura na Praça”, no Teatro Municipal João Pessoa. No mesmo ato aconteceu a entrega do Troféu Sabedoria, promovido pela Câmara Municipal de Vereadores. A agraciada foi a professora Maria Ivete Rodrigues.

Maria Ivete Rodrigues da Rosa tem 63 anos de idade e há cerca de 40 anos é professora. É graduada em estudos sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1987. No mesmo ano, também se graduou em licenciatura em história pela mesma universidade. Realizou diversos projetos sobre folclore no Rio Grande do Sul, conscientização afrodescendente, instrumentos do oriente e trabalhos sobre a mistificação das culturas.

“Defensora da ideia de que os pais e a comunidade devem estar inseridos dentro da escola, que os professores devem ter o apoio total dos responsáveis. Para que, assim, a educação não seja apenas de conhecimento, mas também de conduta”, dizia o currículo apresentado durante a cerimônia.

Cerimônia aconteceu no Teatro João Pessoa

A professora agradeceu a honraria. “Recebo a homenagem não apenas emocionada e envaidecida, mas, sobretudo com o respeito que sempre tive pelos alunos, na qual tive a graça de ser professora e sempre lhes dediquei os sentimentos mais puros e mais nobres da alma humana”, disse Maria.

Leia mais notícias da editoria Cidade

O proponente da premiação, vereador Cristiano Rodrigues (PP), também se manifestou durante o ato. Para ele, a homenagem à Maria representa várias professoras do município. “Quando pensando em criar essa honraria, não queríamos apenas um ato de solenidade e sim um profundo ato de reconhecimento aos docentes da nossa cidade que se dedicam, se esforçam e tem uma tarefa muito difícil, que é fazer do aluno um cidadão”, disse o vereador.

Além do prêmio, Maria Ivete recebeu do vereador Rodrigues, do presidente do Legislativo, Elizandro Paz (PP) e da prefeita Zilase Rossignollo um diploma contendo um texto relacionado ao evento.

Saiba mais

Em agosto deste ano, a Câmara de Vereadores de Rosário do Sul aprovou Decreto Legislativo nº 5/2018, o qual concede o prêmio Sabedoria a professores (ativos ou inativos) ou instituições de ensino que desenvolvem ou desenvolveram suas atividades e projetos educacionais. O decreto é de autoria do vereador Rodrigues. Conforme o documento, o prêmio será concedido anualmente e cada vereador poderá propor a indicação de um homenageado.

Alunos da Escola Padre Ângelo Bartelle lançam livro

Durante a solenidade de abertura da Feira, os alunos do 9º ano da Escola Padre Ângelo Bartelle lançaram dois livros produzidos por eles. Com o auxílio da professora Marina Rocha, eles elaboraram os livros “Cinco pilares da ética na robótica” e “Rio Santa Maria e seus afluentes: aquífero Guarani e outros aquíferos”. As obras estarão disponíveis no acervo da biblioteca pública municipal.

Os alunos entregaram um exemplar de cada livro para a prefeita Zilase Rossignollo e para a chefa do departamento de cultura, Janeri Moreira.

Alunos da Escola Padre Ângelo Bartelle lançaram dois livros

Fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top