Você Está
Início > Notícias > Legislativo realiza palestra relacionada à educação no trânsito

Legislativo realiza palestra relacionada à educação no trânsito

Em uma iniciativa dos vereadores Edmundo da Rosa (PSB) e Elisandro Paz “Piruca” (PP), o poder legislativo de Rosário do Sul promoveu na noite de sexta-feira (27), uma palestra com a participação do presidente do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN), Luiz Noé, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O evento versou sobre o tema do trânsito, com vários assuntos, incluindo alternativas para se evitar acidentes. Esta foi a terceira palestra realizada no mês de abril sobre trânsito.

O presidente do CETRAN, Luiz Noé, apresentou em uma interação com o público, o trânsito que queremos, ressaltando ainda que praticamente todos os acidentes são evitáveis, e que é fundamental o trabalho de construção conjunta para salvar vidas.

O encontro da última sexta ocorreu no Plenário Amago Gomes Souto e contou com a presença de vereadores, membros da administração municipal e o Secretário de Coordenação, Planejamento e Meio Ambiente, Marcos Paulo Silva, que representou a prefeita. Além disso, alguns dos oito aprovados no concurso para a guarda de trânsito de Rosário prestigiaram o evento que também falou a respeito da importância destes profissionais que devem atuar em conjunto e auxiliando a Brigada Militar.

Noé, através de audiovisual, fez um histórico do trânsito no Brasil, de como era no início com automóveis, a precária malha rodoviária e como é hoje em dia. Em entrevista a Gazeta, Luiz Noé destacou que o trânsito não se restringe apenas a veículo, mas a toda vida da cidade. “É importante ter essa pauta na vida da cidade, principalmente quando se trata de crianças no trânsito e reflete no Rio Grande do Sul: a maior mortalidade que se tem hoje é de jovens. Até dezembro passado tivemos 5.596 jovens que morreram”, assinalou.

Luiz Noé, presidente do CETRAN/RS e o presidente do Legislativo, Elisandro Paz, em palestra sobre o trânsito sexta, 27

Luiz Noé ainda destacou os números alarmantes a nível nacional. “Temos em torno de 40 mil mortos por ano e a cada pessoa que morre no trânsito, temos 18 tetra ou paraplégicos na volta”, completou.

Para o presidente do CETRAN, diversos fatores contribuem para este alto índice, além da imprudência dos motoristas. “Ainda temos outros problemas que persistem, que são alcoolemia – tradição nossa de beber e dirigir e não usar cinto de segurança. Tem ainda um fator novo que chama-se redes sociais, que hoje mata tanto quanto o álcool”, destacou.

Além deste encontro, outro evento será realizado na manhã de sábado (5), quando a Patrulha Mirim da Brigada Militar virá até a cidade, através da CETRAN, Câmara Municipal de Vereadores e Brigada Militar, realizando um trabalho a médio e longo prazo envolvendo as crianças do município com educação no trânsito.

Leia mais notícias da editoria Política 

Trânsito é tema de palestras no evento “Cases de Sucesso”

A organização trabalha no convite as escolas da rede municipal para o evento que ocorre durante o Maio Amarelo, movimento criado para alertar a sociedade sobre o alto número de mortes e feridos no trânsito no país. “A criança vai ir ali trabalhar de motinho, vai andar de bicicleta e vai ter toda uma interação e também uma parte lúdica de aprender. Estamos trabalhando muito com educação. O Estado é um órgão fiscalizador não vai estar 24 horas por dia em todos os lugares, então se parte para a educação”, explicou o palestrante.

Tanto Edmundo da Rosa como Elisandro Paz, ressaltaram a importância destas palestras para a conscientização no trânsito. “Através dessas palestras acredito que a educação no trânsito possa também mobilizar a população para refletir mais sobre o trânsito assim como nós políticos de criarmos uma política pública voltada a mobilidade urbana”, assinalou Piruca.

Reportagem e fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top