Você Está
Início > Notícias > Cidade > Leitos para assistidos da LFCC são inaugurados

Leitos para assistidos da LFCC são inaugurados

Na manhã desta quarta-feira (15) aconteceu a cerimônia de inauguração de dois quartos da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Rosário do Sul (LFCC) no Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (HCNSA). Representantes das entidades do município e uma comitiva da Liga de Dom Pedrito participaram do ato.

“Os quartos são um sonho que tínhamos de dar uma melhor acomodação para os nossos pacientes”, disse a secretária da LFCC, Elisabeth Carbonel, que deu início a solenidade. A vice-presidente da entidade e idealizadora do projeto, Mirian Zago, destacou a importância do auxílio da comunidade e das entidades que ajudaram a angariar recursos. “Uma ideia só se realiza quando é abraçada por todos. Isso é resultado de um trabalho árduo de muitos anos (…). É uma obra maravilhosa para os nossos doentes que precisam de um pouco de dignidade na hora do estado terminal”, salientou Mirian.

A realização dos quartos foi inspirada em uma ação já desenvolvida pela Liga de Dom Pedrito. “Nós fomos a Dom Pedrito para conhecer o projeto e saber como funcionava para aplicar em Rosário”, explicou Mirian. A presidente da entidade pedritense, Maria de Lourde Vieira, a vice-presidente Isabel Moro e a coordenadora Marilza Vieira prestigiaram a inauguração.

O provedor do HCNSA, Paulo Fernandes também se manifestou. “É uma honra para o hospital participar dessa obra que vai trazer um maior conforto para os pacientes dessa doença tão ruim”, disse Fernandes.

Leia mais notícias da editoria Cidade

São dois quartos: o masculino com dois leitos e o feminino com três. Ambos com televisão e ar condicionado. Estão localizados no primeiro andar do hospital. Os leitos são destinados aos assistidos, mas também poderão ser utilizados por pacientes do SUS preferencialmente idosos, quando houver vaga. As obras começaram em abril e o recurso é oriundo de parcerias entre a comunidade, o poder legislativo, o fórum e empresas da cidade.

Os nomes dos quartos são uma homenagem a duas assistidas pela Liga que foram vencidas pela doença, Nanci Dias e Marta Prates. “São companheiras que deixaram saudade e essa é uma maneira de eternizar o nome das duas”, disse Mirian. Os filhos de Nanci estavam presentes na cerimônia e o filho de Marta não pôde comparecer, pois estava agendado em uma viagem a trabalho.

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top