Você Está
Início > Notícias > Cidade > Liga Feminina de Combate ao Câncer atende quase 500 pessoas em campanhas

Liga Feminina de Combate ao Câncer atende quase 500 pessoas em campanhas

A Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) encerrou no final de novembro, com um ato ecumênico, as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. Ambas com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e o Outubro Rosa também em parceria com o Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora e o Instituto São Lucas, de Santa Maria.

Pelo Outubro Rosa foram atendidas na Liga 210 mulheres que passaram por testes rápidos de sífilis e HIV, coleta de preventivos, além de 69 mamografias encaminhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 83 pela Liga, 14 ao Instituto São Lucas pela clinica Staff de Marcel Zago, 98 mamografias de rotina e 47 que apresentaram algum problema.

Para a presidente da Liga, Mirian Zago, a campanha foi bastante produtiva, pois atingiu na grande maioria as mulheres com mais de 50 anos, 61 ao total, dentre as quais muitas nunca tinham realizado uma mamografia. Os demais atendimentos foram para mulheres com até 40 anos (sete) e de 41 a 50 anos (37).

A campanha Novembro Azul atendeu 274 homens. Destes, 218 realizaram o exame de PSA pagos pela Liga em convênio com o Laboratório Proanálise. Já a Secretaria de Saúde realizou a verificação de pressão arterial, glicemia capilar, testes de sífilis, atendimento odontológico e consultas médicas.

A entidade ressalta que o maior número de atendimentos realizados durante o Novembro Azul, em relação ao Outubro Rosa, deve-se ao fato de que as mulheres dispõem de médica cedida pela Secretaria da Saúde que atende semanalmente na sede da Liga durante o ano. A presidente da Liga, Mirian Zago agradeceu a parceria da Secretaria que possibilitou o atendimento gratuito a quase 500 pessoas da comunidade.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top