Você Está
Início > Notícias > Cidade > Liga Feminina vai construir dois quartos no Hospital de Rosário do Sul

Liga Feminina vai construir dois quartos no Hospital de Rosário do Sul

Os recursos para a obra são oriundos das arrecadações da Liga, mas a entidade buscará o apoio da comunidade, segundo Zago. “Vamos pedir o apoio das pessoas com doações como: saco de cimento, cola, forro PVC”, diz. Ela conta que, em junho, deverão ser distribuídas listas em estabelecimentos da cidade com os materiais necessários para a construção.

Ao total, serão cinco leitos – três em um quarto e dois em outro. Além da estruturação dos quartos, o custo com mobiliário e roupas de cama também será da Liga. Um dos espaços será para pacientes do sexo feminino e o outro para o sexo masculino. Quando não estiverem ocupados com pacientes oncológicos, o HCNSA poderá alocar outros enfermos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O administrador do Hospital de Caridade, Jorge Souza, acredita que a implantação dos novos leitos traz ganhos para toda a comunidade. Segundo ele, o paciente ganha com atendimento confortável e humanizado, a estrutura física do HCNSA ganha com revitalização e aumento de capacidade e, principalmente, a comunidade ganha com a relação de cidadania e cooperação entre entidade e hospital. “Estamos muito felizes. É um exemplo de cidadania e de aproximação com a entidade. O hospital enfrenta dificuldades e projetos assim somam para todos, que esse exemplo se repita em ações com outras entidades”, destaca.

O acesso aos quartos será possível após cadastro na Liga e recebimento da carteirinha de registro. Ainda assim, a vice-presidente da ONG explica que pacientes oncológicos na busca de atendimento – mas que não possuírem cadastro, serão instalados e posteriormente efetuarão o registro.

O exemplo de Dom Pedrito

No início de maio, o grupo formado pela vice-presidente da Liga de Rosário do Sul, Miriam Zago, pelo administrador do HCNSA, Jorge Souza, e pelas coordenadoras de Enfermagem, Angela Dalmolin, e de Higienização e Lavanderia, Nura Carvalho, visitou a Santa Casa de Caridade em Dom Pedrito.

No início de maio, um grupo formado pela vice-presidente da Liga de Rosário do Sul, Miriam Zago, pelo administrador do HCNSA, Jorge Souza, e pelas coordenadoras de Enfermagem, Angela Dalmolin, e de Higienização e Lavanderia, Nura Carvalho, visitou a Santa Casa de Caridade em Dom Pedrito. O encontro fez parte de um estudo de viabilidade para a aplicabilidade do projeto em Rosário. Na oportunidade, o grupo teve contato com o hospital para conhecer a realidade local e buscar informações sobre a iniciativa.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Dom Pedrito possui quatro quartos na Santa Casa de Caridade. Cada quarto possui dois leitos que são mantidos pela ONG local. Os pacientes contam com a estrutura desde 2011, quando o Engenho Coradini doou o espaço para a Liga.

A ideia foi abraçada pela diretoria e membros da Liga de Rosário do Sul, que atualmente é presidida por Silvia Mayer, e a proposta recebeu o aval da Prefeitura de Rosário do Sul, que é responsável pelo HCNSA, visto que a casa de saúde está sob intervenção do município. A Liga ainda conta com o auxílio de Ronaldo Gonzales, do engenheiro Eduardo Oliveira e da arquiteta Mirna Madero para realizar a obra. Ainda não há uma data definida para a inauguração dos quartos.

Reportagem: Natalia Apoitia / Gazeta de Rosário
Fotos: Renato Moraes / Gazeta de Rosário e Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top