Você Está
Início > Notícias > Cidade > Lixões a céu aberto tomam conta de algumas ruas da periferia de Rosário do Sul

Lixões a céu aberto tomam conta de algumas ruas da periferia de Rosário do Sul

Alguns pontos da zona periférica de Rosário do Sul acumulam grandes quantidades de lixo a céu aberto. O descarte em local impróprio seria feito pelos próprios moradores do município, que usariam até veículos particulares para depositarem os detritos nos locais afetados. No último dia 27, participantes e público que acompanhava a 5ª etapa da Copa União de Mountain Bike, realizada no município, presenciaram a situação no trajeto usado pelos ciclistas.

O ponto que chamou atenção de cidadãos rosarienses e visitantes fica na Rua Graciano Argemy, que vai do bairro de mesmo nome até o prolongamento da Flaubiano Doyle. A quantidade de lixo cobria mais de 50 metros da via, onde crianças brincavam e acompanhavam o evento ciclístico. Além do lixo doméstico, muitos eletrodomésticos e outros utensílios foram observados. Um dos moradores, que não quis se identificar, afirmou que frequentemente veículos leves e outros maiores são vistos no local, depositando o lixo. Um leitor enviou à Gazeta foto de um destes locais, onde foi possível a identificação de lixo com o símbolo de radioatividade.

Outro leitor enviou para a reportagem imagens de estrada na região do Paraíso, atrás do bairro Artidor Ortiz, onde também há acúmulo de lixo, com partes já queimadas. No local também foi visto um material com símbolo de radioatividade. Assim como no outro caso, não se sabe quem descartou o objeto.

Conscientização da população

A Gazeta entrou em contato com o responsável pelo Departamento do Meio Ambiente de Rosário do Sul, que é ligado à Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Naldo Beck Epifânio. Ele disse que está idealizando uma campanha de conscientização da população para que haja o descarte correto do lixo. Ele afirma que o problema passa pela educação das pessoas.

Segundo Epifânio, a população está sendo convidada a ajudar a Prefeitura para que essa prática não ocorra mais. Em relação ao material com símbolo radioativo, informado ao departamento pela reportagem, o órgão garantiu que enviaria uma equipe ao local para averiguar e definir o que será feito com os produtos.

Reportagem e fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Fotos: Divulgação 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top