Você Está
Início > Notícias > Destaque > Lutadores de Rosário do Sul conquistam títulos inéditos no Jiu-Jitsu

Lutadores de Rosário do Sul conquistam títulos inéditos no Jiu-Jitsu

O Projeto Social Guerreiros de Deus, criado pelo professor Rodrigo Neto há cerca de 15 anos, conquistou para a academia e para Rosário do Sul os primeiros títulos brasileiros de Jiu-Jitsu durante o Campeonato Brasileiro X-Combat de Jiu-Jitsu Profissional 2017. A competição ocorreu no último sábado (18), em Capão da Canoa, e reuniu mais de mil lutadores. Os seis representantes rosarienses conquistaram medalhas, quatro de ouro e duas de bronze.

Jeferson Ajala, William Fernando Souto, Ederson Cardoso e Andriw Leal sagraram-se campeões brasileiros no X-Combat. David Duarte, lutando em uma categoria acima da sua, e Adriano Costa, em sua primeira luta oficial, obtiveram o terceiro lugar. Os seis lutadores de venceram até adversários estrangeiros, como foi o caso de Jeferson Ajala, que lutou com um israelense.

A Guerreiros de Deus agradece aos rosarienses que auxiliaram para a ida ao campeonato. Para arrecadas dinheiro, o projeto realizou pedágios solidários e recebeu ajuda de cidadãos e entidades.

Em entrevista à Gazeta, o professor Rodrigo Neto salientou que o grupo vem galgando objetivos com alunos que o motivam a trabalhar ainda mais no esporte. “Nesse tempo que a gente percorreu, conquistamos todos os títulos que almejamos. É importante o primeiro lugar, mas o mais importante é a transformação desses jovens”, reflete ele. “São jovens que tiram notas boas no colégio, treinam todos os dias aqui e a gente nota o desejo de crescer no esporte e como ser humano”, completa.

Os próximos desafios do grupo de lutadores são torneios de judô no município e na capital, em nível nacional. Eles também vislumbram o mundial de Jiu-Jitsu, apesar da falta de patrocínio para a equipe. A competição ocorrerá em novembro deste ano, em Long Beach, na Flórida, Estados Unidos. “A gente sabe da dificuldade, mas estamos aqui para transpor essas barreiras”, diz Neto.

Foto: Divulgação

Títulos da Guerreiros de Deus

  • Jeferson Ajala – Campeão Adulto Faixa Branca Peso Pena até 70kg
  • Willian Fernando Souto – Campeão Adulto Faixa Branca Peso Galo até 57kg
  • Ederson Cardoso – Campeão Juvenil Faixa Azul Peso Pena até 58kg
  • Andriw Leal – Campeão Infanto-juvenil Faixa Branca Peso Médio até 61kg
  • David Duarte – 3º Lugar Juvenil até 67kg
  • Adriano Costa – 3º Lugar Master Faixa Branca Peso Leve até 76kg

Superando as dificuldades

Em conquista histórica, os lutadores da Guerreiros de Deus ressaltaram as dificuldades e a superação de adversários de nível nacional e internacional. “Já tinha lutado o estadual e vencido, mas um brasileiro desse campeonato nunca. Peguei um adversário de Manaus, o ‘bam bam bam’, campeão de tudo, e ganhei. Lutei com um israelense, uma experiência mundial, que é o campeonato que temos em mente agora”, contou Jeferson Ajala.

Já William Fernando Souto, que já era campeão estadual, disse que foi um sonho realizado. “Era um sonho trazer isso para Rosário, sermos os primeiros campeões nacionais. Eu me emocionei quando terminou a última luta, foi inacreditável. Com toda a dificuldade, saímos daqui e demos um show de nível técnico de Jiu Jitsu. O que senti lá vai marcar para o resto da minha vida”, declarou.

William Fernando Souto foi campeão brasileiro na categoria Adulto. Foto: Divulgação

Outro campeão brasileiro, Andriw Leal considera que estas foram as melhores lutas da sua carreira até o momento. “Lutei bem. A final foi contra um gaúcho que já tinha me ganhado, e ele estava bem confiante. Fui pra cima e ele não conseguiu fazer nada. Depois, me cumprimentou no pódio. Eu e meus companheiros superamos nossos limites”, lembrou.

O estreante Adriano Costa encarou um campeonato brasileiro em sua primeira luta oficial e disse ter aprendido lições importantes com a medalha de bronze: “Foi uma experiência única. Comecei a treinar há quase um ano e meu objetivo não era competir. Mas acompanhando a rotina da gurizada, o quanto eles batalham, acabei entrando no ritmo também”, relatou.

Também em 3º lugar ficou David Duarte, que pretende trocar de categoria, corrigir os erros e treinar mais. “Foi muito bom a minha estreia na faixa azul. Sabia que a categoria era forte e queria evoluir. Futuramente pretendo lutar o absoluto, que é uma categoria livre de peso”, pontuou.

SAIBA MAIS – A Guerreiros de Deus funciona na rua Sete de Setembro, próximo ao Super Engenho, no centro da cidade. As aulas para crianças a partir de sete anos ocorrem nas terças e quintas-feiras, às 18h, e para os demais de segunda a sexta-feira, na parte da noite.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top