Você Está
Início > Notícias > Destaque > Mais de 30 armas apreendidas no presídio de Rosário

Mais de 30 armas apreendidas no presídio de Rosário

Uma grande apreensão de objetos ilícitos foi feita no interior do Presídio Estadual de Rosário do Sul (PERS), durante operação de revista geral das alas do regime fechado na tarde de quinta-feira (09). A ação contou com 45 agentes de várias cidades e do Grupo de Intervenção Prisional da Fronteira Oeste, de Uruguaiana. Entre os equipamentos apreendidos estavam 36 “estoques”, como são conhecidas as armas brancas artesanais.

O Grupo de Intervenção Prisional da Fronteira Oeste é formado por agentes penitenciários da Penitenciária Modulada e do Instituto Penal de Uruguaiana, e tem o comando do agente Leandro Pietro, natural de Rosário do Sul. Esse grupo, junto de servidores da 6ª Delegacia Regional Penitenciária de Livramento e agentes de São Gabriel e Cacequi, além dos servidores do Presídio de Rosário, realizou a revista geral no pavilhão principal, nas alas masculina e feminina do regime fechado. As revistas gerais são corriqueiras, mas chamou a atenção a grande quantidade de agentes e a quantidade de material apreendido nesta operação.

Conforme o administrador do presídio, Aloísio Pacheco, a finalidade da ação era encontrar e apreender materiais ilícitos. “Estas operações visam manter a ordem e a disciplina e, acima de tudo, a segurança prisional. A revista realizada neste dia envolveu aproximadamente 45 agentes penitenciários e teve saldo positivo, uma vez que foi realizada dentro da normalidade, não sendo necessária a remoção de nenhum apenado”, explicou Pacheco. Durante as buscas, os apenados foram mantidos no pátio do local.

Foto: Susepe de Rosário do Sul/Divulgação

Além dos “estoques”, foram encontrados quatro pedaços de serra, nove celulares, 13 carregadores, três baterias avulsas e duas pedras de crack. Todo o material foi apreendido.

O chefe de Segurança do PERS, Paulo Sérgio Melo, salienta que estas armas, em sua grande maioria “são confeccionadas com instrumentos metálicos retirados da estrutura do prédio, como janelas basculantes”. Os demais materiais, como drogas e celulares geralmente são introduzidos por pessoas ligadas aos apenados, sendo uma das formas mais habituais o arremesso feito da área externa para a interna. Toda a operação foi acompanhada pelo delegado Nilton Felisbino, chefe da 6ª Delegacia Penitenciária Regional e por Lucas Oliveira Machado, promotor de Justiça da Comarca de Rosário do Sul.

NO ALBERGUE – Antes desta intervenção, os agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) local realizaram, na tarde do dia 03, a apreensão de seis celulares, três baterias e cinco carregadores, durante revista no alojamento “B” do Albergue Municipal, que funciona anexo ao Presídio Estadual.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top